Câmara Municipal vai integrar Parlamento Jovem do TRE-PR

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2017 17h20, última modificação 18/10/2021 07h03

A Comissão Executiva da Câmara de Curitiba, formada pelo presidente Serginho do Posto (PSDB), primeiro-secretário Bruno Pessuti (PSD) e segundo-secretário Mauro Ignácio (PSB), confirmou a participação no projeto Parlamento Jovem, de iniciativa do TRE-PR. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (4), durante reunião com a Escola Judiciária Eleitoral do TRE e com a Diretoria Geral e a Escola do Legislativo.

A Câmara de Curitiba será responsável por organizar e realizar as atividades da segunda parte do Parlamento Jovem, um projeto de formação e educação política para estudantes dos ensinos fundamental e médio. A ideia é implementar nas escolas o processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo, dando condições de o aluno debater problemas da comunidade, simular com a elaboração de projetos de lei e outras propostas. As atividades específicas de competência do Legislativo ainda serão definidas.

Segundo o diretor executivo da Escola do Judiciário do TRE, juiz federal Nicolau Konkel Junior, o projeto terá duas etapas. “Vamos simular o processo eleitoral nas escolas parceiras do projeto, com o objetivo claro de promover a cidadania, visto que hoje há uma necessidade evidente de aproximar a população da classe política”, disse.

Serginho do Posto agradeceu o convite para que a Câmara Municipal participe ativamente desse projeto. “É muito importante nós desempenharmos esse papel, ainda mais num cenário de crise política e econômica em que vivemos. Vamos assinar um termo de cooperação ou um convênio para formalizar essa parceria nos próximos dias”, prometeu. Ele ainda convidou o juiz Konkel Junior para anunciar a parceria nas próximas semanas durante uma sessão plenária.

Bruno Pessuti destacou a necessidade de projetos como este para aumentar a formação política da população: “Hoje vemos grandes empresas, como Google e Facebook, preocupadas com a disseminação de notícias falsas em suas plataformas. Precisamos que as pessoas tenham consciência crítica”.

“É um momento em que todo mundo critica os políticos, mas muitas vezes sem nem saber o que estão falando. Muita gente só lê o título e mais nada”, destacou Mauro Ignácio. “Nossa gestão tem uma consciência sobre a crise pela qual estamos atravessando. Por isso há um controle de gastos, uma mudança de paradigmas”, concluiu Serginho do Posto.

Também participaram da reunião os diretores da Câmara de Curitiba, Nilton Cordoni Junior (Geral), Antonio Torrens e Amanda Moreno (da Escola do Legislativo), Filipi Oliveira (Comunicação), além dos coordenadores da Escola do Judiciário Eleitoral, Juliana Zigovski e Mozart de Ramos.

Parlamento Jovem
Segundo material do TRE-PR, a Justiça Eleitoral desenvolveu o Parlamento Jovem para promover a discussão política dentro da escola, incentivando alnos a adotarem uma postura cidadã. A proposta é fornecer os meios para que se realize uma eleição dentro da escola. Os alunos serão divididos em 5 partidos – Vida e Saúde; Liberdade, Respeito e Dignidade; Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar; Educação, Profissionalização e Cultura; e Segurança Pública e Combate à Violência. Os alunos escolherão os candidatos que terão propostas sobre temas de cada partido (saiba mais).