Câmara Municipal Universitária terá segunda edição em 2020

por Assessoria Comunicação publicado 05/02/2020 11h00, última modificação 19/11/2021 06h46

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), recebeu na manhã desta quarta-feira (5) os autores e integrantes da comissão organizadora da Câmara Municipal Universitária (CMU), Gustavo Salles Ferreira, Lucas Nekel da Silva e Vitor Miranda Capacle. O projeto, que deve ocorrer em maio deste ano, simula a rotina de um vereador, com elaboração e análise de projetos de lei, reuniões de comissões e votação no plenário do Palácio Rio Branco. 

Lucas Nekel, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), contou que a primeira edição do projeto recebeu inscrições de 36 cursos, mas apenas 6 foram selecionados. Estudantes de direito foram a maioria entre os participantes. Para ele, o que mais dificulta o acesso de outros cursos à CMU é a complexidade do vocabulário utilizado no Parlamento. Ele diz que sentiu muita dificuldade pois “o Direito tem um amplo vocabulário jurídico que a maioria dos outros cursos não têm”.

“O projeto tem como objetivo fomentar nos universitários a formação cívica, assim como ensinar todo o rito do processo legislativo municipal, familiarizando os participantes com os deveres dos vereadores e com a rotina da Câmara Municipal de Curitiba”, disse Vitor Miranda Capacle.

A novidade para a edição de 2020 é uma oficina de produção legislativa para estudantes interessados, o que pode os ajudar a entenderem mais sobre os termos utilizados no Parlamento. A estratégia deve servir para atrair universitários das mais diversas áreas e simplificar o máximo possível o vocabulário legislativo.      

A edição deste ano terá o processo seletivo sendo realizado por Centros Acadêmicos parceiros ao projeto, com as vagas sendo distribuídas proporcionalmente ao número de interessados. Só serão consideradas válidas as inscrições dos candidatos universitários que estiverem presentes no Treinamento Legislativo, que ocorrerá no final do mês de março, com local e data a serem definidos.

Outras informações, como calendário e formulário de inscrição, podem ser obtidas na página oficial do projeto.

O projeto
A primeira edição da Câmara Municipal Universitária foi realizada em junho de 2019 e aprovou 26 dos 53 projetos de lei fictícios apresentados durante a simulação. Os 38 vereadores universitários – mesmo número de cadeiras do Legislativo Municipal – criaram, analisaram e votaram as propostas sugeridas. O principal objetivo do projeto é inserir os jovens à vida política e contribuir para sua formação cívica. Um dos maiores resultados da CMU é que, dos 38 participantes, 7 são pré-candidatos ao cargo de vereador para as Eleições de 2020.

A CMU não é o primeiro projeto de extensão universitária realizada pela Câmara Municipal de Curitiba. Em 2018, o Parlamento Universitário teve simulação semelhante, sendo 38 acadêmicos que analisaram 42 projetos fictícios. O Parlamento Jovem é outro projeto realizado pela CMC com o intuito de fornecer educação política aos jovens, porém, é voltado a estudantes do ensino fundamental e médio.

A Câmara de Curitiba ainda mantém um programa de visita guiada para receber qualquer pessoas que esteja interessada em conhecer o funcionamento do Legislativo e o papel dos vereadores. Estudantes do 1º ano do ensino fundamental até a faculdade, comitivas de outros países e demais interessados recebem orientações de como são realizadas as reuniões de comissões e sessões plenárias, o que faz um vereador e como a Câmara contribui para o desenvolvimento da cidade. O agendamento das visitas guiadas é realizado pelo site da Câmara (clique aqui).  

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Filipi Oliveira.


***Notícia atualizada com mais informações sobre o projeto nesta quinta-feira (6), às 8h50.