Câmara Municipal recebe vereadores de Medellín

por Assessoria Comunicação publicado 15/04/2008 19h45, última modificação 21/06/2021 09h09
Os vereadores colombianos Nicholas Echeverri, Fabio Rivera e Ruben Callejas estiveram, nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Curitiba. Foram recebidos pelo vereador Angelo Batista (PP), presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente, que prestou informações sobre o funcionamento da Casa. As atribuições dos parlamentares, o trabalho das comissões, sessões plenárias e tramitação de projetos, além do regimento interno e lei orgânica, estavam entre os assuntos indagados pelos vereadores, que integram o Concejo de Medellín e vieram à capital paranaense em busca de conhecimento sobre o Legislativo e ações voltadas ao meio ambiente e planejamento urbano, em especial projetos relativos ao transporte coletivo.
Na visita, traçaram comparativos com sua cidade, informando que o Concejo de Medellín tem 21 vereadores e três comissões permanentes: Planejamento, Assuntos Fiscais e Administrativa e Assuntos Gerais. As sessões são realizadas todos os dias da semana, segundo Nicolas Echeverri, e a Mesa Executiva é formada pelo presidente, primeiro e segundo vices e um secretário, que não é parlamentar e desenvolve as atividades administrativas.
Destacaram, ainda, a implantação do transporte coletivo em Medellín por meio de canaletas, em complemento ao sistema existente de metrô de superfície. Sobre as propostas de Curitiba, receberam dados em visitas ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
No plenário
No plenário da Câmara, acompanharam parte da sessão, onde foram saudados pelos demais parlamentares. Echeverri falou, na tribuna, sobre sua cidade.
Medellín é a capital do Departamento de Antioquia, que concentra 12% da população da Colômbia. Fundada em 1675, está localizada a 1.479 metros de altitude, na região norte, e tem, conforme o vereador, 2,3 milhões de habitantes. Com sua região metropolitana, num total de mais de três milhões de pessoas, é o segundo centro industrial mais importante do país, contribuindo com 60% da economia do Departamento.