Câmara Municipal recebe movimentos sociais para assembleia popular

por Assessoria Comunicação publicado 19/07/2013 14h50, última modificação 17/09/2021 07h20
Iniciou na manhã desta sexta-feira (19), assembleia popular no plenário da Câmara de Curitiba. Em espaço aberto pela Casa, integrantes de diversos movimentos sociais, que formam o grupo Democracia Verdadeira (Dever), iniciaram debates sobre vários temas. O objetivo é criar um documento com reivindicações e entregá-los oficialmente ao Legislativo e ao Executivo.

Fábio Bacila Sahd, membro do movimento Farol Cidadão, disse que a atividade não é um movimento de massa, mas que conta com representantes de vários segmentos. Os eixos de debate são: reforma política, reforma tributária, esporte, lazer, cultura, meio ambiente e proteção animal, direitos humanos e diversidade, planejamento urbano, mobilidade urbana e segurança. “Não é verdade que o Brasil "acordou" somente agora. Há tempos que a sociedade vem se mobilizando. Os protestos do mês de julho foram o início de um novo ciclo”, enfatiza Fábio Bacila.

O presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV), recebeu os integrantes do movimento e destacou a iniciativa da população, em busca de soluções para os problemas cotidianos da sociedade. “Os políticos sabem por que as pessoas estão nas ruas. É uma somatória de problemas já conhecidos”, salientou Salamuni.

O presidente falou ainda que o Legislativo curitibano já estava preparado para esta situação. “Desde o começo do ano, fizemos muitas mudanças, desde cortes de cargos à verbas de publicidade. Há uma mudança geral no comportamento dos parlamentares. Essas manifestações estão ajudando a tocar os governantes que achavam que isso nunca iria acontecer”, enfatizou.

As discussões ocorrem até às 18h no plenário da Câmara. Segundo o movimento, o maior quórum é esperado a partir das 14h.