Câmara Municipal homenageia teleatendentes da Central 156

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 30/06/2023 10h05, última modificação 06/07/2023 09h23
Serviço criado em 1984 e incorporado ao ICI em 1989 obteve recentemente 75% de credibilidade da população e 90% dos atendimentos resolvidos.
Câmara Municipal homenageia teleatendentes da Central 156

A Câmara Municipal de Curitiba homenageou 40 teleatendentes do serviço 156, serviço manido pelo ICI. A iniciativa da homenagem foi do vereador João da 5 Irmãos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou os 40 profissionais de teleatendimento que atuam na Central 156 da Prefeitura. A iniciativa da homenagem foi do vereador João da 5 Irmãos (União). A mesa foi composta por: vereador João da 5 irmãos; Maurício Pimentel, diretor presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e Geraldo Mendes, deputado federal. Também compuseram a mesa os seguintes funcionários do ICI: Ozires de Oliveira, gerente de operações; Rendrique Dorony Fokkens, diretor de sistemas e inovação; Fernando Matesco, diretor de infaestrutura e operações e Marcelo José de Araújo Prado, diretor administrativo e financeiro. A cerimônia teve a participação da Banda Lira.

Assista à sessão solene no perfil da Câmara no Youtube.

Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara.

Saudação

João da 5 Irmãos, vereador proponente da homenagem aos profissionais que atuam na Central 156 da cidade de Curitiba, disse que visitou o ICI, mas também teve a oportunidade de testar o serviço 156. Contou ele que, numa caminhada nas proximidades de sua casa, deparou-se com um cão morto. Comunicou ao 156 e, na mesma tarde, o local já havia sido visitado pelos agentes que retiraram o animal, evitando assim riscos para a saúde da população. “O serviço 156 faz contato direto com as dores que afligem a população e, por meio da análise dos mais variados tipos de solicitações feitas pela população, é possível desenvolver políticas públicas em benefício da própria população”, afirmou o vereador.

O vereador fez uma analogia entre o serviço prestado pela Central 156 e a atividade da vereança. “Os munícipes procuram os vereadores trazendo questões do dia a dia como a limpeza de um terreno baldio, uma roçada, a troca da lâmpada de uma praça, mas também há problemas que demandam maior estudo. Os teleatendentes do 156 praticam um serviço similar, registrando as solicitações, procurando direcionar o solicitante para os caminhos mais rápidos e seguros na busca pelas soluções”, disse João da 5 Irmãos. Ele exaltou o ICI, que é a entidade que mantém o serviço 156. “Lá eles desenvolvem a tecnologia que torna possível a realização do trabalho dos teleatendentes. Um trabalho que sempre busca a excelência e a capacitação dos profissionais, criando um ambiente que muito se assemelha ao de uma família, o mesmo ambiente salutar que procuro ter com os assessores do meu mandato”, disse o vereador. Ele destacou o empenho de sua assessora Franciele de Souza, que também trabalhou na função de teleatendente da Central 156.

O vereador lembrou que uma parte da equipe do 156 estava naquele momento trabalhando, pois, de acordo com ele, a cidade é um organismo vivo de necessidades ininterruptas. Ele mencionou que trabalha como comerciante desde 1986, na empresa 5 Irmãos, sediada no bairro do Cajuru, e que esse fato explica seu apelido “João da 5 Irmãos”. “Eu fazia contatos, atendia pessoas, promovia as relações públicas da empresa, então acredito que entendo um pouco a realidade do trabalho desenvolvido por vocês”, declarou o vereador. Para o parlamentar, a homenagem se justifica na medida que dados recentes indicaram que o serviço 156 tem 75% de credibilidade junto à população e 90% das solicitações alcançam resolução. “São excelentes indicativos, mas devemos também aprender e valorizar aquilo que os 25% descontentes têm a dizer”, afirmou.

Do telefone à Internet

Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das cidades, declarou que Curitiba é fortalecida pelo histórico da Central 156. “Do telefone de linha à Internet, contamos com o trabalho dessas pessoas que fazem esse atendimento acontecer, procurando sempre orientar e buscar a solução para os problemas que são trazidos diuturnamente”, destacou. Pimentel também frisou a importância da divulgação por meio do 156 de programas da Prefeitura como o Fala Curitiba e o Orçamento Participativo. “O objetivo é fortalecer o trabalho e a carreira de todos vocês”, finalizou.

Para o deputado federal Geraldo Mendes, a Central 156 é uma referência não só em Curitiba, mas em todo o Brasil. “Um serviço que salva vidas. Coisas simples, como um buraco tapado por intermédio do serviço, podem salvar a vida de um motorista desavisado”, afirmou. No entendimento do deputado federal, é necessário compreender a grandeza do serviço 156 e o papel que ele desempenha numa cidade que também é referência nos campos do urbanismo, do transporte público, da ecologia e da limpeza pública. “Tudo isso começa na ponta, com vocês recebendo todas as demandas”, disse Mendes.

“Falo em nome do ICI e da nossa gente do 156”, disse Maurício Pimentel, diretor presidente do ICI. Ele destacou o orgulho que todos sentem do time de teleatendentes, da resolutividade e da confiança depositada pela população no serviço. No entendimento de Pimentel, a central 156 talvez seja o mais importante serviço desenvolvido pelo ICI, mais até do que os setores técnicos do Instituto, e essa importância está ligada ao fato de que os teleatendentes estão em contato direto com a população, com “aqueles que precisam chegar ao trabalho, os que precisam de um serviço de saúde. E a Central atende não só aqueles que pagam o IPTU, mas também todos aqueles que precisam de serviços públicos no território de Curitiba. Qualquer visitante pode ligar”, informou.

Ele lembrou que o 156 nasceu em 1984 e passou a integrar o ICI em 1989. “Trata-se de um serviço que não começou ontem. Tem uma história e também tem o mérito de saber se reinventar de tempos em tempos. Incorporar novos serviços e protocolos, como aconteceu, por exemplo, durante a pandemia”, explicou. Pimentel rememorou a visita ao 156 feita pelo prefeito Rafael Greca, que disse ser o 156 os olhos e ouvidos da cidade. “O prefeito tem razão e o maior mérito desse serviço é dar voz ao cidadão e a quem vive e experimenta Curitiba”, concluiu.

Agradecimento

Marcelo Alves Nedbajluk pronunciou o agradecimento em nome dos homenageados. “O Instituto das Cidades Inteligentes, responsável pela operação da Central 156, tem em nossa atuação a concretização de seu propósito organizacional: melhorar a vida das pessoas e transformar a cidade”, disse Alves. Ele explicou que o trabalho desenvolvido pelo 156 produz dados que possibilitam aos gestores criar melhorias nos serviços públicos. “Potencializamos o paradigma de descentralização do município, pois, por nosso intermédio, a população está a 3 dígitos de distância da Prefeitura. Nossos esforços são destinados ao cidadão, pois a operação da Central 156 traz a perspectiva da população para a transformação da cidade”, declarou.

Alves entende que a Central 156 ajuda na construção de uma sociedade mais plural e acessível. De acordo com ele, o serviço se materializa como um canal de comunicação de fácil acesso que busca a solução de problemas e que também convida a população ao debate de questões urbanas como a mobilidade, a educação, a saúde e a manutenção dos parque e praças, entre outros temas. “Somos agentes de democratização de acesso ao estado na instância em que ele se faz mais presente: a municipalidade", afirmou o servidor que finalizou declarando ser o 156 um meio de acesso a direitos que corrobora os laços de colaboração entre o poder público e a esfera civil.

Homenageados

Ana Caroline De Almeida Dembiski; Angelita Santos Bueno dos Santos; Carlos Rafael de Oliveira Norbiato; Claudia Cristina Alves de Assis; Edna Silvana Quiroga Degan; Eduardo Gabriel Del Secchi; Fernanda Caroline Crescencio de Mello; Fernando Henrique Russi; Franciele Mendes Vieira; Gabriel Vargas Azarias da Silva; Giane de Fatima Brustolin; Giulia Egashira da Silva. Isabela Martins Kovalski; Ivana Carla Gonçalves de Paula; Ketlin Branco Batista; Laura Keper da Silva; Luciane Giginsky; Luís Felipe Rodrigues Rosas Leite; Luzmarina Magaldi Muradás; Manuela Emilia Vieira Olivette; Marcelo Alves Nedbajluk; Marcia Siebeneichler; Maria Aparecida de Freitas; Mariangela Vieira Guis; Marilise Gois de Oliveira do Espirito Santo; Marta Maria Pereira de Moraes Santana; Monica Ribeiro Machado; Monize Fachini; Patricia Viapiana; Paulo Junior Christoff; Regina Ferreira; Rosinei Aparecida Oleszezuki Bordinhao; Sandra Mara Raffaelly do Nascimento; Silvana Alves da Silva Santiago; Soraya Margareth Yoshida; Stella Brenneisen Foltran; Tatiane de Azevedo Santos; Tayna Maria da Silva Oliveira; Thuany Durães e Veronica Diomara de Oliveira.