Câmara Municipal homenageia comunidade luso-brasileira
Na próxima quarta-feira (22), Dia da Comunidade Luso-Brasileira, a Tribuna Livre da Câmara Municipal abordará a comemoração desta data, realizada em todo o Brasil. A iniciativa é da Comissão Executiva, integrada pelos vereadores Ailton Araújo (PSC), Pedro Paulo (PT) e Paulo Rink (PPS), presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário da Casa, respectivamente.
O espaço será aberto para Julia Maria Dorigan Matos, presidente da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro, entidade fundada em 1878 por portugueses que moravam na capital. A entidade tem, entre outras finalidades, o objetivo de contribuir para “estreitar as relações de amizade e desenvolvimento cultural da comunidade luso-brasileira”.
O requerimento (076.00013.2015) informa que a data comemorativa foi instituída pela lei federal 5.720/67 e refere-se à chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral a Porto Seguro, em terras brasileiras, e ”passou a ser lembrada também como reafirmação dos laços que unem portugueses e brasileiros pela língua, sangue e religião cristã presentes nas duas nações”.
Conforme o Regimento Interno do Legislativo, a Tribuna Livre é realizada mediante solicitação dos parlamentares, nas sessões plenárias de quarta-feira, após o encerramento da ordem do dia. A duração é de 15 minutos, mas o tempo pode ser prorrogado por deliberação do plenário.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba