Câmara Municipal de Curitiba concede Prêmio João Crisóstomo Arns

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 08/11/2024 16h29, última modificação 08/11/2024 16h29
Criado para reconhecer o trabalho dos profissionais das áreas de educação e cultura, o Prêmio João Crisóstomo Arns homenageou 24 pessoas este ano.
Câmara Municipal de Curitiba concede Prêmio João Crisóstomo Arns

O Prêmio Crisóstomo Arns foi entregue a 24 homenageados na noite desta quinta-feira, em sessão solene na CMC. (Fotos: Bruno Spessato/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, na noite desta quinta-feira (8), a entrega do Prêmio João Crisóstomo Arns, voltado àqueles que obtiveram destaque nas áreas da educação e da cultura na capital do Paraná. A sessão foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Casa, e a mesa foi composta por: Cida Borghetti, ex-governadora do estado do Paraná; Osias Moraes (PRTB); Tito Zeglin (MDB); Mauro Ignacio (PSD); Leonidas Dias (Pode); e Tico Kuzma (PSD), líder do prefeito na Câmara.

Também estavam presentes os vereadores: Alexandre Leprevost (União), Rodrigo Reis (PL); Tânia Guerreiro (Pode), Jornalista Márcio Barros (PSD); Oscalino do Povo (PP); Sidnei Toaldo (PRD); Marcos Vieira (PDT); Ezequias Barros (PRD); Giorgia Prates – Mandata Preta (PT); Professora Josete (PT); Pier Petruzziello (PP) e Bruno Pessuti (Pode). Marcelo Fachinello lembrou que o prêmio foi feito pelo escultor Rafael Sartori, restaurador do Memorial Paranista de Curitiba.


O vereador Pier Petruzziello iniciou sua saudação aos homenageados lembrando que o Prêmio João Crisóstomo Arns foi criado há 30 anos e tem por objetivo reconhecer e valorizar profissionais das áreas da educação e da cultura. “Trata-se de um reconhecimento significativo de Curitiba para vocês, que contribuem para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o parlamentar. Ele acrescentou que os 24 homenageados foram escolhidos dentro de um universo de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

De acordo com Pier, o nome do prêmio é uma alusão ao Frei João Crisóstomo Arns, que lecionou no Departamento de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de ter sido diretor do Colégio Bom Jesus Aldeia. “As pessoas são nominadas para esta honraria quando revelam compromisso com o trabalho pela educação e pela cultura. Nós, como representantes do poder público, devemos elaborar projetos, fiscalizar os atos do Executivo Municipal e atender a comunidade, mas também devemos valorizar a cultura e a educação, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa”, finalizou o vereador.

Em nome de todos os homenageados, Cassiana Pizaia, indicada pela vereadora Professora Josete, agradeceu pela premiação e pela realização do evento. Ela contou que trabalhou como jornalista por muitos anos, mas que, atualmente, se dedica à literatura infanto-juvenil. “Em um mundo em que algoritmos se tornaram determinantes para a difusão de conhecimentos nas redes, qual o papel de um livro na sociedade?”, indagou a homenageada. De acordo com ela, a solução para os impasses e perplexidades que vivemos nos dias de hoje passa necessariamente pela educação e pela cultura.

 “A cultura e a educação estão presentes em todas as atividades, seja na política, na economia, na ciência, na justiça e nas relações sociais”, afirmou Cassiana. Para ela, a educação e a cultura representam um encontro com o conhecimento e com nossos próximos. “Um encontro que apara as arestas, estimula o consenso, a criatividade, as mudanças, o conhecimento e a solidariedade. A cultura e a educação são nossas defesas contra a barbárie e, justamente em razão disso, sofrem tantos ataques nos momentos mais obscuros da nossa história”, concluiu Cassiana.

Homenageados


Veridiane Agatti (indicada por Tico Kuzma)

Henrique Samuel Vaz da Silva (João da 5 Irmãos)

Eugênio Pereira de Paula Jr. (Oscalino do Povo)

Danielly Ferreira Anjos (Marcelo Fachinello)

Mauro Zanatta (Dalton Borba)

Edi Galdino de Brito Castilho (Rodrigo Reis)

Rosane do Carmo Machado (Bruno Pessuti)

Marcos Aurélio Pelegrina (Jornalista Márcio Barros)

Carla Andreza Ribeiro Trisotto (Mauro Bobato)

Nency Christiane Santos Estabelake Bittencourt Jimenez (Pastor Marciano Alves)

Cassiana Pizaia (Professora Josete)

Sandra Cristina da Cruz (Sargento Tânia Guerreiro)

João Henrique Faryniuk (Professor Euler)

Kevellyn Daiane Amancio (Osias Moraes)

Sérgio Augusto Gomes (Zezinho Sabará)

Eduardo de Oliveira Leite (Sidnei Toaldo)

Carla Candida Rizzotto (Marcos Vieira)

Sandro Luis Fernandes (Giorgia Prates - Mandata Preta)

Diego Campos (Pier Petruzziello)

Célia Regina Guernieri (Noemia Rocha)

Thaís Sasdelli (Ezequias Barros)

Luci Angela Chaves (Tito Zeglin)

Rosemeire Altero Velozo Pinto (Mauro Ignácio)

Camile Gonçalves Hesketh Cardoso (Alexandre Leprevost)

Julia Raiz do Nascimento (Maria Leticia)

Angela Cristina Piotto (Nori Seto)

Kleber Augusto (Herivelto Oliveira)

Fernanda Boroski Krueger (Leonidas Dias)

 


07/11/2024 - Sessão Solene - Prêmio João Crisóstomo Arns