Câmara de Curitiba concede Cidadania Honorária à promotora Beatriz Spindler

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 17/05/2024 10h54, última modificação 17/05/2024 10h54
Integrante do Ministério Público do Paraná há mais de 20 anos, a promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite se destaca pela defesa das crianças e dos adolescentes, em especial na área da educação.
Câmara de Curitiba concede Cidadania Honorária à promotora Beatriz Spindler

Nesta quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu a Cidadania Honorária à promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite. A iniciativa foi do vereador Sidnei Toaldo. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, nesta quinta-feira (16), uma sessão solene para homenagear a promotora de justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite. A solenidade foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Casa. A homenagem foi proposta pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD), presidente da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da CMC.

Além deles, compuseram a mesa Beatriz Spindler de Oliveira Leite; Márcio Teixeira dos Santos, procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná, representando Francisco Zanicotti, procurador-geral do estado; Symara Motter, presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP); Gilberto Giacoia, procurador-geral emérito do MP-PR; e Eduardo de Oliveira Leite, advogado especializado em Direito Civil e pai da homenageada.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

Assista à sessão solene no canal da CMC no YouTube 

 

Em defesa dos direitos educacionais

O vereador Sidnei Toaldo disse ser uma honra conceder o título de Cidadania Honorária à promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite. Ele lembrou que ela é natural da cidade de Maringá e que se instalou com a família em Curitiba em 1996. “Em 2001, frequentou a Escola de Magistratura, sendo agraciada com o prêmio Ari Florêncio Guimarães, por ter concluído o curso em primeiro lugar. No ano seguinte, foi aprovada no Ministério Público assumindo suas funções no dia 1o de agosto de 2002”, disse Toaldo.

Em 2004, rememorou o parlamentar, a homenageada concluiu sua pós-graduação em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, nos últimos dez anos, trabalha com a proteção integral de crianças e adolescentes. “Atualmente, Beatriz é promotora de justiça em Curitiba, e também atua no Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente do Ministério Público do Paraná”, mencionou. 

Sidnei Toaldo frisou que a homenageada atua como coordenadora nacional da Comissão Permanente da Educação (Copeduc), que integra o Grupo Nacional dos Direitos Humanos, órgão do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. Para o vereador, a presença da homenageada na coordenação do Copeduc revela a atenção do estado do Paraná e de Curitiba na garantia dos direitos educacionais de crianças e adolescentes.

Curitiba, uma cidade acolhedora

É com grande humildade e gratidão que recebo essa honraria, a Cidadania Honorária de Curitiba, e passo a a ser filha dessa cidade, que sempre foi tão acolhedora comigo”, disse a promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite. Ela esclareceu que toda a sua carreira está pautada na ética, na lealdade, no compromisso e no respeito, valores aprendidos com a família.

Beatriz contou que se formou em direito no ano de 2002 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e que isso somente foi possível com o apoio familiar. “Em seguida, passei a integrar o Ministério Público, instituição que luta de forma autônoma e independente na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, disse ela.

Gerações vindouras

Beatriz comentou que atuou em diversas comarcas paranaenses, como Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Siqueira Campos e Lapa. Voltou para Curitiba em 2011 e trabalhou na 2a Vara da Infância e da Adolescência. Posteriormente,passou a atuar na Promotoria de Educação de Curitiba e junto ao Centro Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente. Nos últimos anos, dedica-se em prol de crianças e adolescente no âmbito educacional. 

Acredito firmemente que cada vitória na defesa do direito educacional representa um passo significativo em direção ao futuro mais justo e solidário para as gerações vindouras. Ao receber essa homenagem de reconhecimento, tenho certeza que podemos contribuir com mudanças sociais significativas”, finalizou a homenageada.

Veja as fotos do evento no Flickr da CMC


16/05/2024 - Sessão Solene Cidadã Honorária Beatriz Spindler