Câmara Municipal de Curitiba comemora o Dia do Influenciador Digital

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 20/05/2024 10h55, última modificação 20/05/2024 12h00
Em sua segunda edição, a comemoração alusiva ao Dia Municipal do Influenciador Digital homenageou 93 comunicadores.
Câmara Municipal de Curitiba comemora o Dia do Influenciador Digital

O Dia Municipal do Influenciador Digital foi celebrado pela CMC na última sexta-feira. O proponente da homenagem foi o vereador Alexandre Leprevost. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nesta sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene com o objetivo de exaltar o Dia Municipal do Influenciador Digital. A cerimônia teve a presidência do vereador Alexandre Leprevost (União), proponente da homenagem e autor da lei que instituiu a data (lei municipal 16.030/2022).

Além o vereador, compuseram a mesa Guilherme Luiz Dias, delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente; Nilson Rosa, diretor geral da Rádio BandNews Curitiba; João Carlos Frigério, fundador do Plantão 190; Karolina Becker Trápaga, fundadora do República de Curitiba; William Braz, o William da Bondade, criador de conteúdo digital; e João Machado, empresário do Hottel 418. O evento teve a participação musical de Douglas Ramalho.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

Assista a sessão solene no canal da CMC no YouTube

 

13,5 milhões de brasileiros atuam como influencers

Em mais uma celebração do Dia Municipal do Influenciador Digital, o vereador Alexandre Leprevost comentou que foi criticado quando instituiu-se a lei que criou a data em Curitiba (17 de maio). “Trata-se de uma atividade reconhecida como profissão pelo Ministério do Trabalho desde 2022. A influência digital é uma nova forma de fazer marketing, que envolve desde os pequenos comerciantes às grande marcas”, disse o vereador.

Para o vereador, que também é empreendedor, a divulgação é fundamental para qualquer negócio, e a internet se tornou um ambiente prolífero em influenciadores nas mais diversas áreas. “Música, esporte, decoração, política, beleza, viagem, educação e mundo animal, entre tantas outras. São inúmeros os campos de atuação dos influencers e o impacto é benéfico e significativo.”

Alexandre Leprevost destacou que a data de homenagem aos influenciadores foi escolhida porque coincide com o Dia Mundial do Internet e das Telecomunicações. “Alguém se imagina sem a internet? Hoje, o desenvolvimento social e econômico está atrelado à internet. Quero destacar a importância de cada um de vocês como agentes de transformação e por atendem as demandas de uma sociedade cada vez mais conectada”, disse.

O vereador citou uma pesquisa realizada pela Nielsen IBOPE, segundo a qual o Brasil é o segundo país com mais pessoas apostando na careira. “Atuam hoje no país como influencers 13,5 milhões de brasileiros. No Instagram, o Brasil lidera o ranking mundial. Diariamente, mais de 100 milhões de brasileiros permanecem ativos por uma média de 2 horas e 48 minutos em uma ou mais plataformas virtuais”, disse Leprevost, que lembrou que, no Brasil, o setor deve movimentar R$ 105 bilhões até o fim de 2024.

Sabemos que a profissão apresenta dificuldades. Como em outras profissões, aqui não temos apenas glamour, como muitos por aí pensam. Justamente em razão disso, a ideia desta homenagem é incentivar a todos para que continuem a divulgação de informações relevantes, cada um dentro do seu propósito”, disse o vereador.

Para Leprevost, os influenciadores digitais já integram a identidade de Curitiba e fomentam o espírito solidário da cidade. “A identidade curitibana precisou abraçar o povo gaúcho. Alguns criadores de conteúdo usaram de sua influência para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Dos influenciadores gaúchos, o movimento de solidariedade se espalhou entre influenciadores de todo o país, inclusive no Paraná e em Cuitiba”, afirmou.

Vidas são transformadas por meio dos vídeos”

William Braz, conhecido como William da Bondade, explicou que faz brincadeiras na internet com o intuito de destinar sua monetização para causas filantrópicas. Braz comentou que tudo teve início em Londres, onde ele trabalhou como motoboy. “A comida que sobrava, eu distribuía aos homeless (moradores de rua) e eu me sentia tão bem ao fazer isso que, quando, por alguma razão eu não conseguia realizar essa tarefa, era dominado por uma sensação de incompletude”, disse o influencer.

William resolveu trazer a ideia para o Brasil e sua primeira experiência foi em um mercado, em companhia do irmão. Braz solicitou a algumas pessoas que pagassem por uma garrafa de leite. Alguns se recusaram até que uma senhora aceitou e Braz revelou que ela não precisaria pagar nada, pois, em virtude de sua generosidade, o próprio Braz pagaria as despesas da senhora naquele estabelecimento.

Em 24 horas, o vídeo teve mais de um milhão de visualizações”, disse o influencer. Braz revelou que já foi acusado de explorar a imagem das pessoas que aparecem em seus vídeos.“Uma emissora de alcance nacional fez essa acusação, mesmo sabendo que muitas pessoas que aparecem nesses vídeos tiveram suas vidas transformadas, receberam próteses, puderam se reinventar”, argumentou.

Usar as redes e forma ética e responsável

Criadora de conteúdo digital com mais de 200 mil seguidores, Paloma Armentano também é servidora da CMC, atuando como assessora do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Ela resumiu sua experiência como influencer. Tudo começou com um vídeo compartilhado no Instagram. Atuar como influencer vai muito além das selfies, das poses, das permutas… Ser influencer é, sobretudo, conectar-se com pessoas de diferentes lugares e culturas e histórias de vida. Por trás de cada foto postada há uma jornada”, disse.

Para Paloma, a internet possivelmente já se configura como o mais importante veículo de comunicação do mundo, e a recente tragédia climática no Rio Grande do Sul mostrou a necessidade de que a comunicação seja feita de forma ética e responsável. “Vamos agir com gentileza, empatia e responsabilidade e que possamos usar nossas redes não apenas para exibir produtos, mas também para apoiar causas importantes e contribuir para um mundo melhor”, concluiu a influencer.

Parceria possibilitou recorde de doações

João Carlos Frigério, fundador do Plantão 190, iniciou sua fala mencionando que, recentemente, foi contatado pelo quartel do Corpo de Bombeiros do Portão para usar pedir mais donativos e incentivar o trabalho voluntário em suas redes sociais. Ele disse que divulgou as ações do quartel, produziu vídeos no local e explicou como as pessoas poderiam colaborar. “Fico feliz em saber que houve uma imensa resposta. O quartel dos bombeiros do Portão foi o que mais recebeu donativos em todo o estado. Fiquei feliz em ouvir as pessoas, meus seguidores, dizendo que foram ali ajudar incentivadas pelos meus vídeos”.

Para ele, não tem preço saber que não só as pessoas estão ajudando, como elas, de fato, acreditaram e se engajaram na causa em prol do povo gaúcho. Frigério entende que os influenciadores digitais podem usar seu poder para o bem e para o mal. “Vemos pessoas ganhando muito dinheiro enganando outras pessoas”, disse o influencer. Ele ainda mencionou uma situação em que recebeu às 7h da manhã uma menagem privada indicando um sequestro em andamento e citando um endereço na cidade de São Vicente. Ele repassou os dados à polícia que, ao chegar ao local, impediu uma execução que seria realizada pelo chamado “tribunal do crime”.

Veja as fotos da sessão no Flickr da CMC

17/05/2024 - Sessão Solene Dia Municipal do Influenciador Digital

 

Homenageados

 

Afonso Celso Braga Neto
Alanna Kurten
André Luiz Pestana
Arizomar S. Silva (Ary Ethann)
Bruno França Santos
Carol Vinharski
CarVerse BR - Fernando Sydor, Nicolas Marinho Lima e Yasmin Marinho Lima
Cecília Rached Backes
Club Athletico Paranaense (Mauro Holzmann, diretor de Relações Institucionais, representado pelo jogador João Victor Machado Cruz)
Clube da Alice (Danielly Ribeiro Machado Tavares, representando todas as “alices”)
Coritiba SAF (Raphaella Requião, coordenadora de Comunicação)
Cristiano Mazalli
Curitiba do Passado (Adriano Vaz Tortora)
CWB Brasil (Larissa Cardoso, gerente de Marketing)
Daniel Hoffman
Davi Carvalho de Sousa Neto
Debora Silva Silva
Douglas Ramalho
Edu Rocha
Eu Te Apresento Curitiba (Dhemeson Lima Sousa)
Ellen Fernanda Ramire
Erison dos Santos da Silva
Felipe Calil Calixto
Fernanda Cabral
Festival de Curitiba (Fabiula Passini, diretora-geral; Daniela Zaha, diretora de Comunicação; e Maximilian Santos, coordenador de imprensa)
Focinhos Curitiba (voluntárias Letícia Faria da Silva e Rafaela Gomes Sary)
Franciele Fraiz
Gabriel Morente de Oliveira
Gabriela Todeschini
Gerson Yamanaka
Giovanna Helena Perrotta Fagundes
Guest Vip (Fernando Smak)
Guilherme do Amaral Galdamez
Guilherme Luiz Dias
Guriah Curitibana (Ana Paula Demetrio)
Hottel 418 (João Machado e Joubert Luby Batista)
Instituto Fica Comigo
Instituto SOS 4 Patas Paraná
Isabela Haiducki
Isabelle Miranda da Silva
Italo dos Santos Rodrigues
Italo Pellissari Grande
Jessica Magario
João Victor Machado Cruz
Júlia Mendonça
Julio Henrique Aleluia
Dupla Larissa e Isabela (Larissa Hübner Lüdtke e Isabela Hübner Lüdtke)
Leticia Huk
Lisley Anny Chiquini da Costa
Luana Lopes Maier
Luis Felipe W. D. Pereira (pais Ernani Duarte Gomes Pereira e Andressa Woellner Duarte Pereira receberam em nome do Luis)
Luiza Gilmara Cordeiro Hecke
Madu Frannco
Maeva Donadel Reichert
Marcos Antonio Lopes Pinheiro
Marcus Vinicius Possenti
Marili Honorio Pontes
Matheus M Messias
Matusalem Mansur Takiguti Borges
Mesa Posta em Curitiba (Thiele Moura)
Murilo Podbevsek
Noslen Borges de Oliveira
Onde Casar Brasil (Júlia Fernandes Benites)
Paloma Armentano
Pâmella Pyeerini
Paraná Clube (Rodrigo Sanches, social media)
Patricia de Moraes Dias Nobre
Plantão 190 (João Carlos Frigério)
Portal Nosso Dia (Luiz Henrique de Oliveira, coordenador de conteúdo)
Projeto Ajudei (Aurélio Aguiar, idealizador)
Projeto Chumbo (Flávia Fadel Plombon e Paulo Henrique Fadel Plombon)
Rádio BandNews Curitiba (Nilson Rosa, diretor-geral; e Lorena Pelanda, diretora de Jornalismo)
Rádio Massa FM Curitiba (Larissa Ilaídes, gerente de Produtos Digitais)
Rafaelle Ruhle Marques
República de Curitiba (Karolina Becker Trápaga)
Revelando Livros (Julia Xavier Harder)
Rjota (Christian Lourenço de Paula, relações públicas)
Roberta Busato
Rua Chafic Curi (Célio Gonzaga Roos da Silva)
Rui Morschel
Sabrina Fernandes
Suelen Nickel
Tamara Dalcanale
Thiago Marques
Topview (Suzana Nogiri, gerente executiva)
Tribuna do Paraná (Eduardo Luiz Klisiewicz, coordenador de conteúdo)
Vanessa Coelho dos Santos
Veronica Mazer Vanolli
Victor Martini
Você Tem Direito (Aline Malinowski)
William Guerra dos Santos
Willian da Bondade
Ygor Love