Câmara Municipal celebra 78 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico
Os 78 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico no Brasil foram comemorados pela Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Ezequias Barros. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, na noite desta terça-feira (11), os 78 anos da fundação da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (IEAB) no Brasil e os 67 anos da presença dessa igreja em Curitiba. A iniciativa da solenidade foi do vereador Ezequias Barros (PRD), pastor da Igreja Brasil para Cristo desde 1979.
A mesa foi composta pelo pastor Onésimo Ferreira, presidente do Conselho Geral da IEAB e presidente da igreja em Presidente Prudente; pastor Levino Gomes, vice-presidente do Conselho Geral da IEAB e superintendente-regional da Região Eclesiástica Sul 1; pastor Jorge Teodoro, superintendente-regional da Região Sul 2 e presidente da IEAB na cidade de Joaquim Távora; pastor Wesley Borges, diretor-geral e administrativo e presidente da IEAB do Boqueirão; Kalil Fauaz presidente da IEAB do Bacacheri; e missionária Iara Rosa Vieira, representando todas as mulheres da IEAB. O pastor Jorge Teodoro fez uma oração para abrir a cerimônia e o pastor Leonardo Senra foi o cerimonialista do evento.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Um refúgio de esperança e orientação
Ezequias Barros, proponente da homenagem, lembrou que, há alguns dias, a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene em alusão ao Dia do Pastor. “Recebemos em torno de 150 líderes religiosos. Honramos pastores e pastoras que promovem um trabalho importante em Curitiba e Região Metropolitana, em um trabalho que infelizmente nem sempre é reconhecido”, disse o vereador.
Para ele, esta homenagem é um momento especial para celebrar a vida daqueles que, com dedicação e fé, conduzem inúmeras pessoas pelo caminho do amor, da solidariedade e dos valores cristãos. “Um momento de dizer obrigado à Igreja Evangélica Avivamento Bíblico”, afirmou. No entendimento do parlamentar, a igreja tem se tornado um refúgio de esperança e orientação para todos.
“Como vereador de Curitiba, venho defendendo os valores da família cristã e a importância fundamental da igreja como pilar da nossa sociedade”, disse Barros. Ele destacou alguns de seus projetos de lei: “Fui o autor, por exemplo, do projeto Família Acolhedora, que tem por finalidade o apoio a crianças e adolescentes (e, de modo excepcional, jovens entre 18 e 21 anos) que foram afastados de suas famílias por motivos de proteção judicial (lei municipal 15.190/2018)”.
“Também propus o projeto que garantiu imunidade em relação ao pagamento do IPTU para templos, inclusive os locados”, mencionou o vereador. Barros lembrou que também foi o autor do projeto, ainda em tramitação, que proíbe a adoção de banheiros unissex em repartições públicas municipais, além de assinar a proposição que institui catracas e detectores de metais na entrada de escolas. Outro projeto de autoria de Ezequias Barros foi a criação do Dia do Jovem Cristão.
Renovação dos compromissos cristãos
“Hoje é uma noite festiva que relembra a história da IEAB, uma história de fé, dedicação e serviço à comunidade. Uma história feita por homens e mulheres aguerridos, pessoas de Deus que não medem esforços e doam suas vidas na pregação do evangelho de Cristo”, disse o vereador.
Para Barros, a homenagem deve servir como uma renovação dos compromissos cristãos de amor e de fé. “Que a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico continue a ser uma luz brilhante a iluminar nosso estado, sempre cuidando das pessoas e atuando em diversas frentes, sejam elas espirituais ou assistenciais”, concluiu.
“Precisamos de Avivamento como precisamos de água”
O pastor Onésimo Ferreira, iniciou sua fala de agradecimento mencionando a Bíblia, mais especificamente as palavras contidas em Isaías, 44: “Nós da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico carregamos uma grande responsabilidade. Trazemos nesse nome ‘Avivamento’ o peso da nossa vocação: levar avivamento para o Brasil e para o mundo”, disse o religioso.
Ele lembrou que a igreja foi fundada em São Paulo por três estudantes da faculdade Metodista em 7 de setembro de 1946. “Eles receberam o avivamento, a nova vida, o vigor, o despertar. Uma ação soberana de Deus sobre seu povo, que pode começar com uma pessoa, um grupo, uma igreja, e que se espalha pelo mundo”, disse Onésimo.
Onésimo acredita que o avivamento é a manifestação misericordiosa de Deus na história de uma nação, para que esse povo se volte para a fé com fervor: “Vejo nesse texto de Isaías a síntese da experiência de avivamento. Fomos chamados para espalhar esse avivamento”. O pastor disse que o avivamento se verificou também em situações políticas como na abolição da escravatura, na elaboração de leis em prol dos operários e na proteção dos direitos das crianças. “O avivamento é uma necessidade. Precisamos de avivamento como precisamos de água”, afirmou o pastor.
Em 1958, Iara viu o primeiro batizado da IEAB em Curitiba
Em seguida falou a missionária Iara Rosa Vieira, representante das mulheres avivalistas e participante do primeiro batismo realizado pela IEAB em Curitiba. Ela destacou os 78 anos da IEAB, realizando atendimento de benefícios sociais no Brasil, e os 67 anos da presença da igreja em Curitiba.
A missionária mencionou que, em 1957, Maria Rita de Souza veio de Londrina para Curitiba, instalando-se no bairro do Boqueirão. Ali tiveram início as atividades da IEAB na capital do Paraná. “Laíde dos Santos Monteiro, em companhia de seu esposo, José Henrique Monteiro (in memoriam), prestava assistência à Rita em visitas que promovia quinzenalmente à capital”, comentou Iara.
Ela lembrou que, dentre os batizados da IEAB, houve o do casal João Plínio Pereira de Oliveira e Olga Rosa de Oliveira,em 22 de fevereiro de 1958. “Naquele dia, lá estava uma menina de 8 anos de idade que assistiu todo o evento. Essa menina era eu”, comentou a missionária.
Veja fotos da sessão solene no Flickr da CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba