Câmara Municipal celebra 55 anos de fundação da Vila Santa Efigênia

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 13/06/2024 10h43, última modificação 13/06/2024 10h43
De acordo com registros oficiais, a Vila Santa Efigênia 1, fundada em 30 de março de 1969, foi o segundo conjunto habitacional feito pela Cohab em Curitiba.
Câmara Municipal celebra 55 anos de fundação da Vila Santa Efigênia

A CMC celebra os 55 anos de fundação da Vila Santa Efigênia, por iniciativa do vereador Leonidas Dias. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Na noite desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para comemorar os 55 anos da fundação da Vila Santa Efigênia. Localizado no bairro da Barreirinha, o conjunto habitacional foi o segundo feito pela Cohab na capital paranaense. A iniciativa da homenagem foi do vereador Leonidas Dias (Pode), que também presidiu o evento.

A mesa foi composta por Elaine Cristine Ferreira de Oliveira, diretora do CMEI Santa Efigênia, representando a Secretaria Municipal de Educação; Melania Predebon, autoridade sanitária local da Unidade de Saúde Santa Efigênia, representando a Secretaria de Saúde; e Carlos Zanetti, representando Janaína Lopes Gehr, administradora da Regional do Boa Vista.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

 

 

Conjunto residencial na Barreirinha

Estamos hoje reunidos para celebrar os 55 anos da Vila Santa Efigênia, a segunda vila mais antiga da cidade de Curitiba”, disse o vereador Lenidas Dias. Ele destacou que, de acordo com os registros da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT), o Conjunto Residencial Santa Efigênia 1, localizado no bairro Barreirinha e composto por 740 casas, foi entregue no dia 30 de março de 1969. O Conjunto Moradias Santa Efigênia 2 surgiria oito anos depois, em 1977, formado por 120 apartamentos; e o Moradias Santa Efigênia 3, que conta com 90 apartamentos, foi concluído em 1991.

Leonidas Dias mencionou que, ainda conforme os registros do IPPUC, entre as décadas de 1940 e 1950, a região era ocupada por uma chácara que pertencia ao casal Gregório Afonso e Efigênia Bittencourt Garcez. A propriedade passou para o município nos anos 1960, período em que recebeu uma marcante obra habitacional: o conjunto Moradias Santa Efigênia 1. “O local cresceu, evoluiu, surgiram novos moradores, ocorreram melhorias e dificuldades, mas a Vila Santa Efigênia completa hoje 55 anos de existência”, disse o vereador.


Recursos para melhorias na Vila Santa Efigênia

Dias fez uma prestação de contas de recursos de seu mandato destinados para melhorias na Vila Santa Efigênia: recursos para o CMEI e a Escola Municipal Julia Amaral Dilena, revitalização de ruas, requalificação de calçadas, revitalização da praça Julius Forrer, inauguração de cancha de futebol sintético e melhorias no Sacolão e no Armazém da Família. Mas muito mais importante do que todas essas iniciativas é a participação da comunidade”, ressaltou o vereador.

Comemorações surgiram de um sonho

Leonidas Dias comentou que todas essas ações em prol da Vila Santa Efigênia e a comemoração dos 55 anos do conjunto surgiram de um sonho. “Há cinco anos, por ocasião dos festejos dos 50 anos da Vila, foi promovida uma festa no salão anexo ao terminal. Aquela foi a última festa que meu pai participou. Alguns dias depois, ele faleceu”, rememorou o parlamentar, que destacou a importância de se homenagear as pessoas em vida. “Queremos registrar na história de Curitiba a participação dos moradores da Vila Santa Efigênia, para que, no futuro, seus filhos e netos tenham acesso às imagens, vídeos e fotos que estarão eternizadas”, concluiu Dias.

Paróquia faz aniversário em outubro

O padre André Buchmann, da Paróquia Santa Cruz e Santa Efigênia, lembrou que, em outubro desse ano, a igreja local também completará 55 anos de existência. “Vejo aqui gente que construiu o bairro e gente que construiu a igreja com seu esforço, com sua oração e com sua ajuda”, disse o religioso. Dirce Coelho, moradora da Vila Santa Efigênia, agradeceu ao vereador Leonidas Dias e fez uma homenagem póstuma à sua mãe e aos demais moradores pioneiros da Vila Santa Efigia que já se foram.



Veja fotos da sessão solene no Flickr da CMC

 

12/06/2024 - Sessão Solene - 55 anos de fundação da Vila Santa Efigênia

 

Homenageados

Abrelino Turkaki
Altimo Reiner
Ana Maria Gomes Basseti Weinert
Antônio Celso dos Santos
Asuerus Kryzanovski
Augusto Pereira Neves
Claudionor Weinert
Clemente Mendes Pereira
Dirce Coelho
Dirce de Oliveira Quintana
Elisete Saraiva Ferraz Bolsatto
Francisca da Glória Stevan
Francisca de Souza Freitas
Francisco Admski
Giliama Antônia Carneiro da Silva Trehin
Helena Reiner
Inês Marques Kryzanovski
Ione Bamas
Iracema Ferreira da Cruz
Iraci Moreira
João Lima
José de Oliveira Carvalho
Maria Correia Batista
Maria Zeli de Oliveira
Marilene Bastos de Barros
Marisa Coutinho Barbosa
Marlene de Souza Lima
Neuza Maria Zepechouka
Rosa Ribas
Salete Cardoso
Sidney Freitas
Tania Mara de Paula Ramiro
Teresinha Padoim
Tereza Eufrasia Martins
Tereza Miranda Mayer
Terezinha de Jesus Batista