Câmara Municipal agenda participação de cronistas esportivos para agosto
A Câmara de Curitiba agendou para 7 de agosto a participação do presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEP), Isaias Aparecido de Bessa, no espaço da Tribuna Livre. Bessa falará sobre os preparativos da entidade para a realização da Copa do Mundo 2014, a convite do quarto secretário da Casa, Jairo Marcelino (PSD). Bessa também é vice-presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos.
O convite foi aprovado em plenário nesta semana, e recebeu o aval do presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), que defende a participação da Casa no aprofundamento dos debates relativos à cidade, “e neste caso, em especial pela importância de Curitiba na realização dos jogos”.
Bessa está acompanhando as obras de conclusão da Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo), focado principalmente no futuro setor de imprensa. Ele afirma que “é importante as áreas de atendimento aos jornalistas credenciados serem completas, com equipamentos e espaços nos padrões internacionais. O país já está com 18.850 jornalistas credenciados de 200 países, num total de 4 mil veículos de comunicação, entre os quais 500 estações de televisão”.
“Serão cerca de 70 mil horas de transmissão. Só para acompanhar os treinamentos das seleções serão credenciados 900 jornalistas”, completou. Além desse ponto de vista especializado, Bessa se dispôs a debater a recente alteração do artigo 90-H da Lei Pelé (9.615/1998), que vai possibilitar aos profissionais credenciados pelas associações de cronistas esportivos, quando em serviço, o acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, ocupando locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto”. Essa emenda já passou pelas comissões do Senado e agora serão apreciadas na Câmara Federal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba