Câmara marca duas sessões solenes em agosto

por Assessoria Comunicação publicado 29/06/2011 18h05, última modificação 10/08/2021 09h53
Vereadores da Câmara de Curitiba propõem a realização de duas sessões solenes em agosto. A primeira para o dia 9, a pedido do vereador Caíque Ferrante (PRP), para entrega do título de Cidadã Honorária de Curitiba a Ingeborg Camargo. A outra para o dia 19, em comemoração aos 152 anos da implantação da Igreja Presbiteriana no Brasil, por iniciativa da vereadora Dona Lourdes (PSB).
Ingeborg nasceu na cidade de Bremen, na Alemanha. Assustados com a situação político-econômica do pós-guerra os pais vieram para o Brasil, aportando em São Francisco (SC), seguindo para Florianópolis. Formou-se em química industrial pela Faculdade Mackenzie (SP) e se casou com Omar Camargo. O casal se mudou para Curitiba em 1950. Ingeborg se tornou a primeira mulher a operar no mercado de capitais e a única mulher operadora de pregão do Brasil e da América do Sul.
Igreja
Segundo Dona Lourdes, a Igreja Presbiteriana teve seu início no movimento cristão surgido com a Reforma Protestante de Martinho Lutero, no século XVI.  No Brasil, o presbiterianismo desembarcou com o missionário inglês reverendo Ashbel Green Simonton, em 12 de agosto de 1859. De lá para cá, a denominação mudou, pregando o genuíno e evangelho de Cristo, com escolas e universidades. Hoje está desdobrada em vários ramos.