Câmara marca 30 anos do Hospital do Coração

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2005 17h55, última modificação 21/05/2021 15h54
O diretor do Hospital do Coração, Paulo Franco de Oliveira, e funcionários da entidade hospitalar foram homenageados na Câmara de Curitiba, em sessão solene realizada no plenário do Palácio Rio Branco. A homenagem, que marcou os 30 anos de atendimento da unidade de saúde, foi proposta pelos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, e André Passos (PT).
A honraria foi concedida em reconhecimento aos bons serviços prestados à comunidade curitibana e paranaense, incluindo pesquisas e procedimentos que destacam o atendimento à especialidade.
O diretor do hospital, Paulo Franco de Oliveira, que está completando 50 anos de profissão na cardiologia foi homenageado junto com quatro funcionários (mais antigos) e outros que trabalharam na instalação da unidade, em 1974, além dos hospitais das Clínicas, Santa Cruz, Nossa Senhora das Graças, XV Emergência – Clínica de Fraturas e Ortopedia, que atuam em parceria com o Hospital do Coração.
A solenidade, dirigida pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso e marcada por ricos momentos de emoção entre todos os presentes, serviu para reflexão sobre o trabalho humanitário desenvolvido nestes 30 anos
História
Na década de 90, as instalações do Hospital do Coração tornaram-se insuficientes para manter o atendimento necessário e, principalmente, porque progressivamente o trabalho médico passou a ser desenvolvido em organizações. Estabeleceu parceria com a Clínica de Fraturas e Ortopedia XV, que iniciava a estruturação de hospital de emergências para ortopedia e traumatologia, cardiologia e neurologia, assumindo, a partir de junho de 1996, a área cardiovascular. Foi alcançada a pretendida expansão física e funcional. Ampliaram-se os atendimentos, desde os programas de prevenção, ambulatórios, exames complementares, inclusive, e internações.
Da casa adaptada na "bucólica" Rua Coronel Dulcídio na época da inauguração, passou para integração no Hospital XV Emergências, constituindo-se na unidade cardiológica, que , atendendo desde prevenção primária, reúne condições para completar toda investigação e executar os procedimentos terapêuticos necessários.