Câmara lança campanha de conscientização política do cidadão

por Assessoria Comunicação publicado 23/09/2016 11h55, última modificação 08/10/2021 09h34

Pode até ser que você não queira discutir religião e futebol, mas se as pessoas não conversarem sobre política como decidirão sobre o futuro das cidades ou do país, sobre os rumos coletivos da sociedade? Essa é a tese da campanha #EuDiscuto, da Câmara Municipal de Curitiba, que começa nesta sexta-feira (23) e segue permanentemente, com o intuito de fomentar a reflexão sobre os assuntos da cidade.

A 1ª fase da #EuDiscuto, nesta semana que antecede as eleições municipais, é inteiramente voltada às redes sociais. São explicações sobre dúvidas comuns da população a respeito do trabalho dos vereadores e sobre o que é permitido, ou não, nas campanhas eleitorais. Os formatos são novos: histórias em quadrinhos e um jogo de “perguntas e respostas”. A ideia não é se sobrepor às outras iniciativas de conscientização, mas falar para um público mais jovem, que desconhece a função do vereador e o funcionamento do Legislativo.

O presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), considera a nova campanha como um instrumento para a formação política do cidadão: “As pessoas precisam fiscalizar o seu vereador. Não é o candidato que escolhe o seu eleitor. Isso não pode ser assim. É o eleitor que escolhe o seu candidato”.

O diretor de Comunicação do Legislativo, Filipi Oliveira, defende a ação de comunicação como uma ferramenta importante de transparência de um órgão público. “Precisamos aproximar as pessoas das câmaras municipais. É muito fácil aquele discurso raso de que nenhum político presta. A população precisa participar mais, fiscalizar mais. Política se discute, sim”, afirma.

Cobertura das eleições
A 2ª fase da campanha será no domingo de eleições, 2 de outubro, quando a equipe da Diretoria de Comunicação, responsável pela produção da #EuDiscuto, irá pela primeira vez na história do Legislativo cobrir a apuração de votos na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Encerrado o período de votação, no qual a Câmara Municipal cumpriu as restrições impostas pela legislação, a página da instituição na internet será transformada num blog, com conteúdo especial sobre o andamento do pleito, os vereadores eleitos e a nova configuração do plenário em 2017.

Vídeos ao vivo, com os bastidores do local de apuração no TRE-PR, que geralmente é desconhecido pela população, serão transmitidos nas redes sociais do Legislativo no dia 2 de outubro. Para acompanhar e ver como é o burburinho geralmente só frequentado por políticos e jornalistas, basta seguir os perfis oficias no Facebook e no Twitter.

A 3ª etapa da campanha #EuDiscuto vem depois das eleições, com depoimentos de personalidades da cidade e cidadãos comuns sobre quando começaram a conversar sobre política e as qualidades que desejam ver no serviço público. Periodicamente, a Câmara divulgará essas entrevistas, feitas com quem vive o dia a dia de Curitiba. Ao mesmo tempo, enquetes sobre projetos de lei em tramitação e reportagens sobre a opinião dos curitibanos sobre os temas – igual ao feito quando a liberação da cerveja nos estádios de futebol estava em pauta (leia mais) – ganharão destaque no site do Legislativo.