Câmara lamenta morte do ex-vereador Francisco Garcez
Franciso Garcez foi presidente do Conselho de Ética e da Comissão Especial da Água. (Foto: Arquivo/CMC)
Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizaram um minuto de silêncio durante a sessão plenária em respeito ao falecimento do jornalista e ex-vereador Francisco Garcez, ocorrido nesta segunda-feira (26). Garcez, que estava com 61 anos, participou da 15ª legislatura da CMC (2009-2012), tendo sido eleito pelo PSDB com 10.220 votos, o 11º mais votado naquele pleito.
De acordo com o Livro das Legislaturas, Francisco Carlos dos Santos Garcez nasceu em 15 de setembro de 1963, na cidade de Guajará Mirim (RO). O parlamentar foi líder comunitário e atuou como radialista e professor de ensino médio. Foi também presidente da Federação de Teatro Amador do Paraná e diretor-presidente do Jornal Folha do Boqueirão.
A Mesa Diretora da Casa, por meio de seu presidente e do primeiro-vice-presidente, lamentou a perda. “Lamento a morte de um grande vereador, que foi nesta Casa, o nosso Francisco Carlos dos Santos Garcez, proprietário do jornal Folha do Boqueirão”, observou Tito Zeglin (MDB). “Em nome de toda esta Casa, os nossos votos de condolência e de pesar à família”, completou o presidente Marcelo Fachinello (Pode).
O velório de Francisco Garcez será realizado na Capela Municipal do Boqueirão, a partir das 20h. O sepultamento está previsto para as 9h desta terça (27), no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Atuação de Garcez na Câmara de Curitiba
Francisco Garcez apresentou 35 projetos de lei ordinária. Ele é autor da norma que homenageou Ivo Rodrigues, ex-vocalista da icônica banda de rock paranaense Blindagem. O artista “empresta" seu nome para uma praça em Curitiba, localizada no Bairro Alto. O parlamentar também subscreveu a emenda à Lei Orgânica de número 12, que incluiu dentre as competências do Município a defesa dos Direitos Humanos.
Ainda em sua atuação parlamentar, Garcez protocolou 652 requerimentos à Prefeitura de Curitiba, com solicitações de melhorias para os bairros, especialmente os da região sul da capital. Foi também presidente do Conselho de Ética (biênio 2011-2012) e presidente da Comissão Especial da Água, que tratou da qualidade da água distribuída na cidade, das bacias hidrográficas e da situação dos mananciais.
Condolências pelo falecimento da primeira-dama Margarita Sansone
Os vereadores também prestaram suas condolências ao prefeito Rafael Greca pelo falecimento de sua esposa, a primeira-dama Margarita Sansone, no dia 20 de agosto. Na semana passada, a Mesa Diretora da Câmara de Curitiba decretou luto oficial de três dias e a suspensão de todas as atividades da Casa na última quarta-feira (21) em razão do seu falecimento.
“Margarita sempre será lembrada como uma mulher visionária, de grande coração e cuja contribuição para Curitiba jamais será esquecida”, disse Tico Kuzma (PSD), líder da bancada governista, que convidou os demais vereadores e a população para a missa de sétimo dia, que será realizada nesta segunda-feira (26), na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, às 19 horas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba