Câmara instala Comissão de Direitos Humanos

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2009 18h45, última modificação 24/06/2021 09h48
A Comissão Especial de Direitos Humanos para Estudo e Aplicação dos 8 Objetivos do Milênio na Cidade de Curitiba, proposta pela  vereadora Renata Bueno, foi instalada nesta semana, em reunião com os vereadores Caíque Ferrante (PRP), Algaci Túlio (PMDB) e Julieta Reis (DEM), relatora. O vereador Emerson Prado também integra a comissão.
Dentre as atividades previstas, estão a criação de comitê técnico com a prefeitura para a criação de cartilha para o Legislativo prevendo a aplicação das diretrizes estabelecidas pelas Nações Unidas como “Objetivos do Milênio”, conhecidos no Brasil como “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com esse intuito, a comissão se reúne com especialistas da prefeitura no próximo dia 6. Uma das atribuições da comissão é fiscalizar o desenvolvimento destes programas.
Também está previsto o estabelecimento de convênios com universidades como a Federal do Paraná (UFPR) e a de Pádova, da Itália, além do início dos estudos para regulamentação e regimento interno do funcionamento da Comissão de Direitos Humanos da prefeitura.
Objetivos
Estabelecidos pela ONU em 2000, após estudos, os “Oito Jeitos de Mudar o Mundo” são: acabar com a fome e a miséria, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e valorizar a mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, aliar qualidade de vida e o uso responsável dos recursos naturais, e a ênfase no desenvolvimento em escala mundial.