Câmara inicia semana com instalação de Participação Legislativa
Das dez comissões permanentes da Câmara de Curitiba, ainda falta a instalação de três delas. O colegiado de Participação Legislativa escolhe seu presidente e vice na segunda-feira (17). Compõem a comissão os vereadores Aldemir Manfron (PP), Dirceu Moreira (PSL), Jairo Marcelino (PSD), Jorge Bernardi (PDT) e Tico Kuzma (PROS).
Ainda na segunda-feira, após a sessão plenária, a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública elegerá presidente e vice. Os parlamentares que participam do colegiado são Beto Moraes (PSDB), Carla Pimentel (PSC), Chico do Uberaba (PMN), Cristiano Santos (PV) e Geovane Fernandes (PTB).
Na terça-feira (19) é a vez da Comissão de Serviço Público empossar a liderança. Integram o do grupo Cacá Pereira (PSDC), Dona Lourdes (PSB), Julieta Reis (DEM), Professora Josete (PT), Rogério Campos (PSC).
Demais comissões
Nos últimos dias, os demais colegiados elegeram Pier Petruzzielo (PTB) e Felipe Braga Côrtes para a Legislação, como presidente e vice, respectivamente. Em Economia, Finanças e Fiscalização comandam Serginho do Posto, presidente e Bruno Pessuti, vice. Educação, Cultura e Turismo continua com Mauro Ignacio na presidência, e Geovane Fernandes na vice.
O colegiado de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte tem como presidente Noemia Rocha (PMDB) e Chicarelli na vice. A recém-instituída Comissão de Acessibilidade é liderada por Zé Maria (SDD) e tem Valdemir Soares (PRB) na vice-presidência. Jonny Stica (PT) se mantém como presidente de Urbanismo e Obras Públicas, sendo Helio Wirbiski o vice. Em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável permanece Bruno Pessuti na presidência e Aladim Luciano (PV) como vice.
Segundo prevê o Regimento Interno da Câmara, no início de cada ano, os líderes dos partidos precisa indicar os membros para cada comissão, respeitando a proporcionalidade partidária ou dos blocos parlamentares com assento na Casa. Após a homologação da composição do colegiado pelo presidente da Câmara, a comissão deve se reunir para eleger presidente e vice. Os membros das comissões permanentes permanecem no cargo durante um ano, sendo permitida a recondução.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba