Câmara homenageia René Ariel Dotti
Saudar René Ariel Dotti é reconhecer a obra deste grande pensador, eloqüente atestado de sua impressionante erudição e cultura, que não se circunscrevem ao direito ou à filosofia, mas vão a quase todas as províncias das ciências sociais, revelando, no cérebro privilegiado, um dos mais formidáveis criadores de nossa literatura jurídica. A afirmação é da vereadora Julieta Reis (PFL), em seu discurso de saudação, durante a sessão solene de entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba ao professor, jurista, advogado e ex-secretário da Cultura, na noite desta terça-feira (29), na Câmara Municipal.
A sessão, presidida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), foi uma das mais concorridas dos últimos tempos e contou com a presença de autoridades, alunos e colegas de trabalho do homenageado, além de amigos e familiares.
Julieta Reis, autora da proposta, discorreu sobre a vida de Dotti, ressaltando suas qualidades como advogado, jurista, professor e escritor e também suas aptidões artísticas, quer no teatro ou como artista plástico. A vereadora enalteceu, ainda, os traços mais marcantes da personalidade do homenageado, a paixão, o entusiasmo e a persevererança com que executa seu trabalho, independente do pagamento ou não pelo cliente. Naquele escritório todos recebem a mesma atenção, afirmou a parlamentar, acrescentando que o professor dignifica nossa permanente luta em prol dos menos favorescidos.
Depois de receber o título, o jurista, em seu discurso, comentou sobre sua trajetória de vida, agradecendo aos amigos e colegas que o ajudaram ao longo dos anos. Falou também sobre seus pais, esposa, filhas, genros, o neto Gabriel, alegria de sua vida, e o papel importante que cada um deles sempre exerceu. Agradeceu especialmente ao professor de Direito Penal II, Ildephonso Marques, de quem obteve apoio e oportunidade para o ingresso na carreira docente. Não há palavras suficientes para lhe agradecer por aquele apoio, afirmou Dotti.
Presenças
Entre as autoridades que prestigiarama solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Oto Luiz Sponhloz; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juiz Fernando Eizo Ono; o juiz do Tribunal de Alçada Guido José Döbeli; o procurador geral do município, Maurício de Sá Ferrante; o presidente da Copel, Paulo Pimentel, e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Gilberto Ferreira.
Participaram, ainda, o conselheiro da Ordem dos Advogados do Paraná, Elias Matar Assad; os ex-presidentes da OAB-Pr, Newton José de Sisti e Roberto Linhares da Costa; o assessor do Tribunal de Contas do Estado do Estado, César Augusto Vialle; o presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná e do jornal Diário Popular, jornalista Abdo Aref Kudri; o presidente da Academia Paranaense de Letras, Túlio Vargas, e os vereadores Luiz Felipe Braga Côrtes e Paulo Salamuni, do PMDB, Rui Hara (PSDB), Angelo Batista (PP) e Nely Almeida (PSDB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba