Câmara homenageia profissionais de destaque

por Assessoria Comunicação publicado 30/04/2009 18h00, última modificação 24/06/2021 07h02
Profissionais com destaque na área da comunicação serão homenageados na terça-feira (5) com o Prêmio Colunista Dino Almeida. Na mesma sessão solene, marcada para as 20h, no plenário da Câmara de Curitiba, será entregue o Prêmio Amigo da História.
Com indicação de diversos vereadores, os nomes foram escolhidos pelas bancadas que formam o Legislativo. A honraria será concedida a 11 profissionais de comunicação e nove historiadores. Para o Prêmio Colunista Dino Almeida, a vereadora Julieta Reis, líder do DEM, recomenda a jornalista Anna Paula Franco, que há 12 anos integra a equipe de planejamento diário do jornal Gazeta do Povo e é responsável pela edição do caderno Vida e Cidadania.
O presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), indica a também jornalista Cristina Graeml. Com experiência de 17 na reportagem, a homenageada atua, desde fevereiro de 2003, como repórter para blocos locais dos telejornais Paraná TV primeira e segunda edições. Edson Luiz Bueno Pires, sócio gerente e diretor chefe do jornal Atos e Fotos, tem indicação do ex-vereador Luizão Stellfeld. A publicação tem distribuição gratuita em oito bairros.
O ex-vereador Manassés Oliveira indica Gilceneia Leoni Martins dos Santos, que trabalha no Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba há 22 anos. Na entidade coordena o setor de relações públicas e eventos. O apresentador do programa Falando de Saúde, na Rádio Esperança FM, Juscelino Salles, tem recomendação do ex-vereador Angelo Batista. A jornalista e professora Mira Graçano será homenageada por iniciativa do ex-vereador Custódio da Silva. Há 11 anos, é editora e apresentadora da Rede Paranaense de Comunicação. Atualmente, é âncora do telejornal Paraná TV Primeira Edição.
Nadyesda Almeida Bonet, filha de Dino e Nadyegge Almeida, é recomendada pelo líder do prefeito na Câmara, Mario Celso Cunha (PSB). Foi colunista da Gazeta do Povo e hoje assina coluna na revista Top View. O jornalista Nilson Pohl é indicado pelo vereador Zé Maria (PPS). O homenageado trabalhou nos principais meios de comunicação e em diversos órgãos públicos. O também jornalista Norberto Oda receberá o prêmio por iniciativa do ex-vereador Paulo Salamuni. Oda responde pela coordenação da editoria de Projetos Especiais da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Tito Zeglin (PDT) indica o comunicador Sady Ricardo dos Santos Neto, que está à frente do jornal Agora Paraná há 13 anos.
Sandro Dalpícolo é recomendado por Jair Cézar (PSDB). O jornalista é da equipe da Rede Paranaense de Comunicação e obteve o primeiro lugar no Prêmio sobre a Biodiversidade 2005, promovido pela Aliança para Conservação da Mata Atlântica, entre outras premiações de repercussão.
Historiadores
Para o Prêmio Amigo da História serão homenageados o historiador Ayrton Gonçalves Celestino, por indicação do vereador Tito Zeglin. É autor de diversas obras publicadas; a professora licenciada Carmem Lúcia Rigoni, recomendada pelo ex-vereador Elias Vidal; Célia Regina Crestani, por indicação de Angelo Batista; Fabricio Leal de Souza, recomendado pela vereadora Dona Lourdes, líder do PSB.
O ex-vereador Élcio Pereira indica a professora Kátia Andréia Viera de Melo, que tem licenciatura e bacharelado, com título de mestre em história pela Universidade Federal do Paraná. Julieta Reis entrega a honraria a Maria Luiza Gonçalves Baracho, historiadora da Fundação Cultural de Curitiba e da Diretoria do Patrimônio Cultural. Marionilde Dias Brepohl de Magalhães tem indicação do ex-vereador Jorge Bernardi. É graduada em comunicação social e tem mestrado em história pela UFPR.
Felipe Braga Côrtes (PSDB) recomenda Rosa Mary Isfer Calluf, que é orientadora de pós-graduação do Centro Internacional de Pesquisa. O professor Sérgio Odilon Nadalin é escritor de livros didáticos e será homenageado pelo vereador Jair Cézar.