Câmara homenageia profissionais da fisioterapia

por Assessoria Comunicação publicado 14/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h21

Atendendo proposição do vereador Ney Leprevost (PP), a tribuna livre desta quarta-feira (13), na Câmara de Curitiba, foi ocupada pelo presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Oitava Região, Crefito 8, Esperidião Elias Aquim, que falou sobre o Dia do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta, comemorado nesta data. Aquim lembrou os 35 anos de luta da categoria, “uma trajetória que nos orgulha”, destacando, no caso da terapia ocupacional, a necessidade da inclusão de profissionais da área na rede municipal de saúde.
“As pessoas carentes têm poucas condições de acesso aos serviços especializados”, afirmou o dirigente do Conselho. “É uma lacuna que precisa ser preenchida na rede municipal de saúde”, acrescentou, salientando que a contratação de terapeutas ocupacionais e mais fisioterapeutas seria um investimento importante em saúde pública, além de um resgate social.
Segundo Aquim, a realização de concursos públicos visando a contratação de uma maior número de profissionais é um anseio antigo. Ressaltou, ainda, projeto de autoria do vereador Mario Celso Cunha (PSB), com este objetivo. O parlamentar, aliás, conseguiu junto à Prefeitura Municipal a doação de um terreno, na Rua Mateus Leme, de 3 mil metros quadrados, para a construção da sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, considerada por Esperidião Aquim uma das grandes conquistas à categoria. Diversos parlamentares fizeram uso da palavra para destacar o relevante trabalho realizado por estes profissionais e a necessidade do serviço na rede pública de saúde, para atendimento à população.
A expectativa é de que o benefício possa ser disponibilizado nas unidades de saúde a partir do ano que vem. Hoje, são 35 fisioterapeutas, porém nenhum terapeuta ocupacional. Na opinião de vários vereadores, a medicina ocupacional é uma grande alternativa, por isso a sua importância.