Câmara homenageia pracinhas brasileiros

por Assessoria Comunicação publicado 08/08/2005 19h25, última modificação 28/05/2021 10h48
Os pracinhas serão homenageados em sessão solene no plenário do Palácio Rio Branco, em comemoração aos 60 anos de seu retorno ao Brasil. A cerimônia será hoje às 20h, atendendo proposta do vereador Jônatas Pirkiel (PL), em reconhecimento aos atos de bravura dos militares curitibanos. O parlamentar justifica a iniciativa, lembrando das passagens importantes em que nossos militares participaram na Segunda Guerra.
Segunda Guerra
A ajuda brasileira aos aliados já vinha ocorrendo na forma de apoio a seus comboios navais. Essa situação causou o ataque de submarinos alemães contra a navegação mercante nacional, sacrificando mais de 600 vidas.
A revolta do povo brasileiro diante desses ataques foi decisiva para o ingresso do País no conflito, levando o governo a decretar, respaldado pelo Congresso, estado de guerra aos países do Eixo. O Brasil declarou, então, em 1942, guerra à Alemanha.
O passo seguinte foi a organização da FEB, integrada por aproximadamente 25 mil brasileiros dos quatro cantos do País, dos quais quatro oficiais-generais, 1.535 oficiais, além de três oficiais da Esquadrilha de Ligação e Observação, 15 oficiais da ativa e reserva integrantes da Justiça Militar da FEB, 25 capelães militares, 28 funcionários do Banco do Brasil e 67 enfermeiras. Entre as vitórias mais importantes de nossos pracinhas está Monte Castelo, Castelnuovo e a conquista de Montese.