Câmara homenageia PM nos 152 anos

por Assessoria Comunicação publicado 08/08/2006 18h55, última modificação 11/06/2021 06h42
“Este é um dia marcante para nós e para toda a corporação, que é um exemplo nacional de honra à farda.” A afirmação é do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), ao saudar os policiais militares durante solenidade na Câmara em homenagem aos 152 anos da Polícia Militar, nesta terça-feira (08).
Referindo-se ao episódio envolvendo dois PMS, que tomou conta do noticiário estadual no início desta semana, o parlamentar disse que “não se pode deixar que apenas dois integrantes da polícia militar sujem o nome da corporação, que merece a homenagem diante de tantos fatos históricos marcantes e de todo um efetivo que enobrece a milícia paranaense, exemplo para o Brasil”.
A sessão solene foi proposta por Mario Celso e pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso, ambos do PSDB. À mesa estavam presentes o comandante da PM, Nemésio Xavier de França Filho; o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Ferreira Delazari, representando o governador Roberto Requião; o coronel Itamar dos Santos, representando o prefeito Beto Richa; major Edgard Navarro Cunha, tenente Antonio Dalla Costa, cônsul da Inglaterra, Peter Russel Ter Poorten; primeiro vice- presidente da Casa, Jair Cézar (PTB); quarta secretária, Julieta Reis, além de Derosso e Mario.
Homenageados
Foram homenageados o coronel Nemésio Xavier de França Filho, o chefe do Estado Maior, coronel José Paulo Betes; comandante do Policiamento da Capital, coronel Avelino José Novakoski; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Almir Porcides Júnior; comandante do Policiamento do Interior, coronel Aramis Linhares Serpa; secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira, e o comandante da Academia Policial do Guatupê, coronel Mauro Pirolo. E também os comandantes dos batalhões e outros integrantes da PM, como do Comando de Operações Especiais, da Ronda Ostensiva de Natureza Especial, Siate e Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Nemésio França agradeceu a todos os vereadores e falou da sua alegria em receber a honraria em nome da PM. “Fico muito emocionado ao receber elogios e ver a maneira carinhosa e respeitosa que esta Casa se dirige à instituição”, disse. O coronel está na PM desde 1974. Durante sua carreira, serviu em diversas unidades, mantendo a característica de policial operacional, sempre trabalhando nas ruas. Em 2004, assumiu o comando do Policiamento da Capital e, no ano seguinte, o do Interior. Neste ano, passou a responder pelo comando geral da PM.
A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854, como Companhia da Força Policial, pelo presidente da nova Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos. O capitão de primeira linha do Exército Imperial, Joaquim José Mendonça, foi nomeado para organizar a corporação, então composta por 67 homens. A partir daí, a história da PM paranaense mostra honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional, combatendo na Guerra do Paraguai, em 1865; Revolução Federalista, em 1893, e na Guerra do Contestado, em 1913, entre outros.
Cada um dos homenageados teve seu currículo destacado pelo vereador Mario Celso, que comentou a atuação importante e corajosa.