Câmara homenageia personalidades femininas no Dia da Mulher
Em homenagem ao Dia da Mulher, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou nesta quarta-feira (9) diversas mulheres que obtiveram destaque em suas áreas de atuação. A solenidade foi presidida pela vereadora Noemia Rocha (MDB) e teve a participação de todas as vereadoras da Casa. “Essa data comemora uma importante conquista para a representatividade da mulher na sociedade e da sua luta contínua e permanente por igualdade, pela valorização da mulher e contra a violência e a discriminação”, disse Noemia que pediu uma salva de palmas para as mulheres ucranianas.
Além de Noemia, estavam presentes as vereadoras: Flávia Francischini (PSL), Professora Josete (PT), Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Carol Dartora (PT) e Indiara Barbosa (Novo), Maria Letícia (PV) e Amália Tortato (Novo).
A vereadora Maria Letícia (PV), que é procuradora da Mulher na Câmara, destacou que todas as mulheres enfrentam dificuldades recorrentes. “Mas elas insistem em caminhar, apesar dos cenários desfavoráveis, a exemplo das mulheres ucranianas que, além dos horrores da guerra, precisam lidar com o assédio de homens que as consideram fáceis e disponíveis, como certo deputado estadual de São Paulo”, afirmou. A parlamentar lembrou que o Brasil está atrás de países como Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina no quesito igualdade de gênero. “Esta situação piorou com a pandemia, tendo sido registrados aumentos significativos nos casos de violência doméstica e feminicídio. Em Curitiba, por exemplo, o aumento foi de 26%”.
Maria Letícia, que está à frente da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba, acredita que a existência desse órgão pode ser uma alternativa para as mulheres que vivem situações de violência. De acordo com Letícia, “o projeto da Procuradoria foi proposto em 2019 e enfrentou alguns obstáculos, mas com o tempo houve avanços e contamos agora com estrutura e servidores próprios”. Integram a Procuradoria as vereadoras Maria Letícia, Carol Dartora e Noemia Rocha.
Luta e resistência
Para Professora Josete (PT), a celebração do Dia da Mulher é resultado de muita luta e resistência. Uma busca pela ocupação de espaços na sociedade. “As mulheres que homenageamos hoje simbolizam essa luta por meio de ações que impactam de forma positiva a cidade. Elas comprovam a capacidade das mulheres de estarem onde quiserem”, ressaltou Josete. Para a vereadora chega a ser inacreditável que em pleno ano de 2022 as mulheres ainda necessitem brigar por seus direitos. “Mesmo com todos esse problemas as mulheres estão na luta pelo respeito, pelos direitos e contra o negacionismo”, disse a parlamentar.
O feminicídio, frisou a vereadora, pode atingir todas as mulheres, independentemente de raça, cor ou credo. De acordo com ela, é muito provável que todos conheçam alguma mulher que passou por tal situação ou que a vive no presente. “E as mulheres negras se encontram em situação de violência muito maior, em virtude do racismo estrutural que assola o país”. Josete citou dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, segundo o qual no estado do Paraná ocorre um caso de violência contra mulher a cada 6 minutos.
Agradecimento
Cristiana Rodrigues Britto, homenageada da vereadora Francischini, falou em nome da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. Ela informou que a Secretaria está qualificando o trabalho, e o objetivo é fornecer microcrédito para todas as mulheres do país. “Esse tipo de ajuda é fundamental, pois a autonomia econômica funciona como uma porta de saída para o ciclo da violência doméstica”, reforçou.
Homenageadas
Vereadora Carol Dartora (PT): Jovina Renhgá Donato de Oliveira, vice-presidente do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas; Branca Nogueira, mulher negra trans vinda de uma vivência de resistência e luta pela igualdade.
Vereadora Flávia Francischini (PSL): Cristiane Rodrigues Britto, advogada eleitoralista com atuação principal no ramo do Direito Partidário e secretária nacional de políticas públicas para mulheres; Silvane A.F. Farah, psicóloga, coordenadora do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.
Vereadora Indiara Barbosa (Novo): Gisele Lasserre, fundadora do Tech Girls, vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana; Paula Batista, “master coach”, empresária na rede de franquias Ademicon.
Vereadora Maria Letícia (PV): Ana Lúcia Lourenço, desembargadora do Tribunal de Justiça, coordenadora da Cevid – Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; Mariana Martins Nunes, defensora pública, coordenadora do Núcleo de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná (Nudem).
Vereadora Noemia Rocha (MDB): Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas, médica, diretora-geral da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná; Ingle Falcão Ferreira de Freitas, pastora, conferencista, escritora e mentora, presidente da Associação Tempo de Milagres.
Vereadora Professora Josete (PT): Ana Carolina Caldas, jornalista com atuação voltada para a política, direitos humanos e educação; Andréa Emilia Marques Stinghen, farmacêutica e bioquímica, vice-presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná.
Vereadora Sargento Tânia Guerreiro (PSL): Carmen Silvia Romero Zdrojewski, ministra da Igreja do Evangelho Quadrangular, idealizadora do movimento Mães que Vão Além; Cecília Maria Mezzomo, professora e coordenadora de catequese, autora da coleção de livros “Caminho para Deus”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba