Câmara homenageia patinação artística, esperanto e fotógrafo

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2018 13h35, última modificação 27/10/2021 07h33

A Câmara de Curitiba fez a entrega, nesta quarta-feira (30), de três votos de louvor e congratulações. O primeiro foi dedicado à Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (Apac). Recentemente a entidade recebeu a declaração de utilidade pública, aprovada pela Casa no início de maio, por proposição de Mauro Ignácio (lei municipal 15.203/2018).

A Apac foi criada em 2001, com o objetivo de viabilizar a prática da patinação artística como esporte de rendimento. “Conseguiram, através de apoios, parcerias e trabalho dos pais associados, o desenvolvimento de quase 600 atletas, em 17 anos”, pontuou Mauro Ignácio (PSB). Segundo ele, já foram mais de 2 mil medalhas conquistadas nesse período. Receberam a homenagem a professora de patinação, Graciela Samburgo, o vice-presidente da Apac, Reinaldo Koga, e alunos de patinação.

Esperanto
A Associação Paranaense de Esperanto também foi homenageada pelo Legislativo. Ezequias Barros (PRP) fez a entrega da honraria ao presidente da entidade, Jonathas Barros (077.00192.2018). O vereador disse que espera “aprender alguma coisa” em relação à língua. Também informou que, neste final de semana, ocorre o 53º Congresso Brasileiro de Esperanto, no Memorial de Curitiba. Também estiveram presentes a esperantista Dulce Silva, o delegado da Associação Universal de Esperanto da União Europeia, Benedicto Silva, além de Vicente Sales, da Liga Brasileira de Esperanto.

Fotografia
O fotógrafo curitibano, Carlos Alberto Xavier de Miranda, conhecido como Nego Miranda, foi homenageado por Goura (PDT) pelos mais de 40 anos de profissão (077.00166.2018). Segundo o parlamentar, o trabalho de Nego Miranda registra “com valor artístico e documental” os aspectos culturais e históricos do povo paranaense. “Seus livros e exposições atingiram reconhecimento internacional, divulgando Curitiba e o Estado do Paraná em importantes espaços e veículos do Brasil e do Exterior”, frisou o parlamentar.