Câmara homenageia pastor Pio Francisco de Carvalho

por Assessoria Comunicação publicado 22/08/2005 18h20, última modificação 31/05/2021 09h58
"Ser pastor  é ter uma missão nobre e atender um chamado de Deus. É  uma função privilegiada de cuidar dos homens na terra. É ser embaixador de Deus." A afirmação é do vereador José Roberto Sandoval (PTB), no discurso de saudação da sessão solene que concedeu título de Cidadão Honorário ao pastor Pio Francisco de Carvalho, na última sexta-feira (19), no plenário do Palácio Rio Branco. A  sessão, presidida pela vereadora Julieta Reis (sem partido), contou com a presença de autoridades, familiares e amigos, que prestigiaram a proposição do vereador Sandoval.  
Ao saudar o homenageado, o parlamentar discorreu sobre a sua vida, mencionando que ele  nasceu na cidade de Cruzeiro D  Oeste (PR) e veio para Curitiba aos 17 anos, para trabalhar e estudar. Aqui casou-se com Roseli Zadureski de Carvalho, com quem teve três filhos. Em 1990, graduou-se bacharel em Teologia, pela Faculdade Batista.
Vida religiosa
Ingressou no ministério como pastor na igreja chamada El Shadai, em 1988. Seis anos após, iniciou trabalho com grupos familiares e, posteriormente, em conjunto com casais, começou a realizar cultos públicos. Deu-se o nome para essa comunidade de Comunhão Cristã ABBA, onde foi implantada, em 96, a Escola de Treinamento Ministerial, hoje com cerca de 600 alunos de diversas regiões do Brasil. Em 1999, foi inaugurado o Centro de Educação Cristã ABBA (Ceduca), que oferece educação infantil, atendendo crianças de 3 a 6 anos, e ensino fundamental, que orienta aproximadamente 100 alunos sobre os princípios bíblicos. Sob as diretrizes da Comunhão Cristã ABBA, há cinco igrejas, em São Paulo, Osasco, Campo Largo, Guaratuba e Paranaguá. São desenvolvidos, ainda, trabalhos de evangelização e assistência social nas delegacias, hospitais, lares de idosos e vilas.
Gratidão
Ao proferir o discurso de agradecimento, o religioso expressou sua alegria e gratidão a Deus por ter lhe concedido a oportunidade de exercer o ministério e aos seus familiares, pelo carinho, dedicação, compreensão, incentivo que lhe ofereceram, afirmando que sempre foram sua fonte de inspiração. Agradeceu, ainda, aos amigos que o ajudaram a percorrer sua jornada e disse que mais vale ser estimado do que ter prata e ouro. Finalizou lembrando que a amizade é um investimento que deve ser resguardado com zelo e cuidado.
Presenças
Participaram da solenidade o deputado federal André Zacharow, o deputado Vanderlei Iensen, a juíza Rosalie Michaele Bacila Batista, o pastor Silas Barbosa, o secretário municipal de Promoção Social, Emprego e Trabalho de Campo Largo, Ari José Stroparo, e o líder do PFL na Câmara de Curitiba, pastor Gilso de Freitas.