Câmara homenageia os defensores da causa católica

por Assessoria Comunicação publicado 19/04/2010 17h45, última modificação 29/06/2021 09h07
Pessoas e entidades não-governamentais com destaque em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica, quer de cunho social ou espiritual, foram homenageadas na última sexta-feira (16), com o Prêmio Papa João Paulo II. A solenidade, no plenário da Câmara de Curitiba, atendeu proposta de diversos vereadores e foi conduzida pelo vice- presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT). Na cerimônia também foi exibido vídeo da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em 1980.
“Jamais fiz qualquer discriminação por credo ou religião, até porque entendo que todos somos filhos de um único Deus. Mas, como católico devoto e praticante, fico muito feliz em homenagear os que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da Igreja Católica”, disse o líder da oposição na Casa, vereador Algaci Tulio (PMDB), no discurso de saudação. O parlamentar destacou a dedicação às causas espirituais e políticas de João Paulo II. “Exemplo de boa vontade, grande líder espiritual, ‘Papa Peregrino’, como era conhecido”, disse Tulio.
Segundo o vereador, João Paulo II muitas vezes foi chamado de “papa socialista”, por sua opção em defesa dos pobres e oprimidos. O parlamentar ressaltou a personalidade dinâmica, evangelizadora e missionária do pontífice. Finalizando, afirmou que “nossa cidade, nosso povo, precisa de ações altruístas que ajudem na restauração espiritual, para não sermos levados pelo mar de consumismo, egoísmo e individualismo dos tempos atuais.”
Wilson Czaia, único padre surdo do Brasil, ordenado sacerdote em 2006, agradeceu o prêmio em nome dos homenageados e ressaltou que é necessário lutar sempre em prol dos mais necessitados. “É preciso um trabalho em comunhão entre a sociedade e a Igreja”, apontando a carência de padres que dominam a linguagem libras.
Ao encerrar a cerimônia, o vereador Tito Zeglin salientou a importância que o prêmio representa para Curitiba.
Homenageados
Receberam a honraria a Associação da Família Vicentina – Afavi, indicado pelo vereador Tito Zeglin (PDT), padre Bertrand de Vetter (Denilson Pires - DEM), padre Claudio Pereira dos Santos (Serginho do Posto – PSDB), Deus, Amor e Compreensão – Deaco (Algaci Tulio – PMDB), Instituto Gaudim de Proteção à Vida (Noemia Rocha – PMDB), irmã Aquilina – Jovina Thereza Caon, (Aldemir Manfron - PP), irmã Lourdes Margarida Thomé (Mario Celso - PSB), padre Miro de Bona (Dona Lourdes – PSB), Salesio Passaura (Roberto Hinça – PDT), padre Wilson Czaia (Zé Maria – PPS), padre Zdzislaw Malczewski Schr (Jair Cézar - PSDB) e cônego André Biernaski (Julieta Reis – DEM).
Prestigiaram a solenidade a cônsul geral da Polônia em Curitiba, Dorota Joanna Barys; o administrador regional da CIC, José Dirceu de Matos; o secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Carlos Alberto Chiquim; o líder do prefeito na Câmara, vereador Mario Celso Cunha (PSB); o segundo vice-presidente da Casa, vereador Zé Maria ( PPS ); vereadora Julieta Reis (DEM), Norton Nohama, da reitoria da Universidade Federal do Paraná, entre outras autoridades e personalidades.