Câmara homenageia os artesãos mais antigos

por Assessoria Comunicação publicado 20/03/2007 14h20, última modificação 15/06/2021 09h53

Os 30 artesão mais antigos de Curitiba foram homenageados pela Câmara de Curitiba na noite desta segunda-feira (19), por iniciativa da vereadora Julieta Reis (PSB). Segundo a parlamentar, foi o reconhecimento ao trabalho por eles desenvolvido. O evento foi comemorativo ao Dia Municipal do Artesão, criado por lei, também por proposição da vereadora. Amigos e familiares dos agraciados prestigiaram a cerimônia, presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT), e abrilhantada pelo conjunto Choro e Seresta, que executou diversos temas musicais.
“A diversidade sócio-cultural, a riqueza de matérias-primas e a criatividade brasileira são retratadas pelo artesanato, mostradas em cores, formas e costumes de cada região”, destacou Julieta Reis. Na sua opinião, atualmente o artesanato ganha cada vez mais espaço na moda, na arte e na valorização das tradições populares. “A qualidade da produção brasileira é apreciada tanto no País como no exterior; os trabalhos cruzam fronteiras e mostram a beleza e a arte nacionais para o mundo”, comentou.
As feiras de artesanato são, hoje, um grande atrativo turístico para a cidade, além de gerar empregos e receita. “E Curitiba tem a melhor do Brasil”, lembrou a vereadora. Esclareceu, ainda, que a data de 19 de março foi  escolhida em homenagem a São José, que era carpinteiro. “A partir de hoje, a celebração será anual, sempre se homenageando, no Dia Municipal do Artesão, os 30  profissionais mais antigos das feiras, sucessivamente”, explicou, destacando que “beleza da alma se faz presente através do trabalho das mãos”.
Conquistas
Ao agradecer em nome dos agraciados, o expositor Valdir Felice destacou os esforços de Julieta Reis em prol da categoria e afirmou que todas as conquistas obtidas foram com o apoio da parlamentar. Ressaltou, também, os familiares que trabalham arduamente,  contribuindo cada um a seu modo, e pediu que fosse criada mais uma feira de artesanato aos sábados, “para proporcionar novas oportunidades econômicas”.
Presenças
Prestigiaram o evento o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho; o tenente Valter Aguiar, do Comando do Policiamento do Interior; Carlos Henrique Ehalt Lopes, da Fundação da Ação Social (FAS), e Patrícia Barbosa, do Sistema Fecomércio (Sesc, Senac - Paraná). Receberam diploma Alfredo José Dominoni Machado, Bento Milek,  Elias Kuritza Filho, João Detzel, José Marques Filho,  Leocádio Lopes de Matos, Lina Koppe Kovaliuk, Luiz Alberto França Costa, Zélia Zimmer e  Wilson Guimarães,  entre outros. Os integrantes do conjunto Choro e Seresta também foram homenageados.