Câmara homenageia ex-senador Enéas Faria
A sessão solene desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, foi marcada por muita emoção. A entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba ao ex-vereador, deputado estadual, federal e senador Enéas Faria reuniu políticos de hoje e de ontem, lotando o plenário da Casa, com a participação de vereadores, deputados federais, secretários estaduais e municipais, familiares, além de convidados especiais de vários segmentos da sociedade. Também ex-vereadores e colegas de Câmara, como Horácio Rodrigues, Nobutero Matsuda, Hasiel Pereira, Antonio Marchaleck, Moacir Tosin, Ivan Ribas, Rui Carneiro Teixeira e Amadeu Geara, marcaram presença e se emocionaram por reencontrar não só o colega de bancada, mas um verdadeiro símbolo da política paranaense, como definiram os autores da homenagem, vereadores Jônatas Pirkiel (PL) e Luis Ernesto (PSDB).
Pirkiel, em sua saudação, lembrou a carreira de Enéas, desde a liderança de movimentos estudantis, seu período como vereador em Curitiba, a eleição para deputado estadual, proporcionalmente o mais votado da história, com quase 87 mil votos em 1974; e deputado federal, eleito em 1982, cargo que renunciou para assumir, em março de 1983, o de senador.
Enéas Faria, que já havia atuado na área de comunicação anteriormente, abandonou a vida pública em 1996, retornando às atividades no rádio, jornal e televisão. Sua atuação decisiva no movimento das Diretas Já, ao lado de figuras como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, Mário Covas, entre outros, também foi lembrado.
No Senado Federal, ocupou os cargos mais importantes, como o de primeiro secretário, sendo, além de Ney Braga, o único paranaense a exercer a função até hoje. Integrou, ainda, as mais importantes comissões da Casa. Após receber o título, Enéas Faria, bastante aplaudido, falou sobre sua carreira política e disse ter ficado muito feliz em ter começado como vereador, o que lhe deu uma base sólida para desenvolver um trabalho sempre voltado para as causas populares. Destacou que, através dos importantes cargos que ocupou, aprendeu sempre lições de amor, orgulhando-se por ter pautado sua vida pública na honestidade, seriedade e caráter. Lembrou ser o vereador o elo entre a comunidade e o poder público e a importância de ter sido vereador na cidade onde nasceu.
Entre as dezenas de autoridades presentes à solenidade, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, o prefeito Cassio Taniguchi, desembargador Jesus Sarrão, vice-prefeito Beto Richa e os deputados federais Gustavo Fruet e Oliveira Filho.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba