Câmara homenageia estudantes que trocaram formatura por altruísmo

por Assessoria Comunicação publicado 03/10/2017 16h40, última modificação 21/10/2021 09h02

“Altruísmo é quando ações voluntárias de um indivíduo que beneficiam o outro” Foi assim que Tico Kuzma (Pros) abriu o discurso de homenagem a 22 alunos do Colégio Contemporâneo, que destinaram o dinheiro da formatura para promover o reencontro de uma família venezuelana.

Eles receberam os votos de congratulações e aplausos, aprovados pela Câmara Municipal no dia 26 de setembro (077.00323.2017). “Quando a gente propõe uma homenagem a esses alunos é que a gente tem a certeza que o nosso país, a nossa cidade, ainda tem jeito, ainda tem salvação”, disse Kuzma.  “Foi por esse motivo que fizemos um voto de congratulações e louvor a esses alunos que conseguiram promover o encontro de uma família em dificuldades”, finalizou.

Kuzma contou que durante uma aula de biologia, os alunos estavam tendo contato com a situação na Venezuela e foram apresentados a um venezuelano que veio para o Brasil, Julio Galindo. Ao se deparar com a situação difícil desse venezuelano, os alunos abriram mão do dinheiro que haviam reservado para sua formatura e destinaram a quantia para trazer a família de Galindo para o Brasil.

Noemia Rocha (PMDB) disse que temos uma geração jovem muito mais participativa em termos de responsabilidade social. Para Pier Petruzziello (PTB) “mais até do que a homenagem, dizer aos alunos da importância deles virem ao parlamento. Vocês devem participar da política”. “Nosso país precisa de ações como essa”, afirmou Felipe Braga Côrtes (PSD). Para Osias Moraes (PRB) é necessário lembrar que a solidariedade veio não só dos alunos, como também de seus pais. “Isso mostra o quanto é importante a família estar ligada aos alunos”, disse ele.

“Eu até chorei”, disse Kátia Dittrich (SD), que complementou: “vocês vão levar esse ato com vocês para o resto de suas vidas”. “Vivemos um momento de intolerância e gestos como esse fazem a diferença”, atestou o vereador Marcos Vieira (PDT). Para Professora Josete, numa sociedade em que se valoriza “o consumo, o ter”, condutas como essa “põem em xeque a ordem vigente”. “A solidariedade é um sentimento muito importante pra humanizar essa humanidade tão desumanizada”, afirmou a vereadora.

Receberam o certificado de votos de congratulações e aplausos a diretora do colégio, Mariana Guatura, as coordenadoras Marcella Guimarães, Viviane Queiroz e Eva Beatriz Ribeiro, a professora Tatiana da Silva Pinto e os alunos: Alyson Lopes Becker, Amanda Eduarda de Oliveira, Ana Flavia Biobok Barros, Bianca Ribeiro de Sales, Cibely Cardoso de Souza, Erica Assis Andrade, Gabriel Henrych Amantino de Oliveira, Guilherme de Souza Turci, Jessica Aline Previdi, Jonas Gabriel Costa dos Santos, Júlio Cézar Pedrassolli Pereira, Kamilla Vitória Coutinho Paz, Maria Fernanda Silva, Matheus Andre Schuh de Oliveira, Maykon Vinícius Ançay, Nicolle dos Reis Geffer Castro, Pedro Henrique Brum Antonievicz, Ricardo Ernesto Kretzer Junior, Victor Henrique Pavloski Kuhl, Vinicius de Assis Moscatelli, Vitoria Bentumero Lima e Yohana Santos.