Câmara homenageia esportistas nesta sexta

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2005 18h15, última modificação 24/05/2021 15h37
A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (13), às 19h., no plenário do Palácio Rio Branco sessão solene para homenagear os atletas afrodescendentes. “É fundamental a reafirmação da importância da cultura afrodescendente no Brasil. É um orgulho para nosso País ser desportista afrodescendente e precisamos resgatá-lo”. A análise é do vereador André Passos (PT), um dos autores da proposta, além de diversos outros parlamentares, com o apoio do presidente do Legislativo, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). A iniciativa contra o racismo no esporte é pioneira. “É a primeira cidade que se mobiliza contra o racismo”, diz o vice-presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Paraná (Sindiatleta), Fábio Aguayo.
A idéia é repudiar os recentes episódios de discriminação racial no futebol. O evento conta com parceria da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e Sindiatleta e apoio da Associação das Federações Esportivas.
Para Aguayo, Curitiba tem condições de centralizar o debate sobre o assunto por ser uma cidade multirracial e o Paraná faz fronteira com outros dois países - um deles, a Argentina, a terra de Leandro Desábato, o zagueiro do Quilmes detido sob acusação de proferir injúria racista contra o atacante do São Paulo, Grafite. O sindicato propõe, também, a todos os beneficiados com a Lei de Incentivo ao Esporte usar o símbolo da luta contra o racismo em competições esportivas.
Homenageados
Serão homenageados os atletas Alcedir Madureira, o “Quarentinha”, por indicação do vereador João Cláudio Derosso (PSDB); Carmem Silva dos Santos, apontado por Manassés de Oliveira (PSB); Cristiano Ribas da Mota, por Ney Leprevost (PP); Edison Manoel de Borba, por Zé Maria (PPS); Edson Cesar Antonio, por Valdenir Dias (PTB); Ezequiel Antonio dos Santos, por Aldemir Manfron (PP); Ezequiel Eli Pinheiro da Rosa, Nely Almeida (PSDB); Geismar Ubiratã Xavier de Oliveira, por Roberto Hinça (PFL); Geraldo Polínio da Silva, por Jorge Bernardi (PDT); Ivo Ricardo de Sá, por Tito Zeglin (PDT); Jairo do Nascimento, por Aladim Luciano (PV); Jocimar José de Lara, por Jônatas Pirkiel (PL); Jorge Edilson Moraes, por Custódio da Silva (PTB); José Landy Martinez Johns, por Mario Celso Cunha (PSB); Marli Teixeira Leite, Serginho do Posto; Mateos Soares Trindade, por Fábio Camargo (PFL); Milene Rosa Franque, Reinhold Stephanes Júnior (PMDB); Nilo de Oliveira, por Julieta Reis (PFL); Rafael Cordeiro, por Dona Lourdes (PSB); Reginaldo Nascimento, por Luizão Stellfeld (PC do B); Samuel Marcos Carneiro, por Angelo Batista (PP); Sanderson Trevisan, por Sérgio Ribeiro (PPS), e Sebastião Prado, pelo vereador Jair Cézar (PTB).
A iniciativa da sessão solene leva as assinaturas dos vereadores (além de Derosso e André Passos), Aladim Luciano (PV), Luizão Stellfeld (PC do B), Mario Celso Cunha (PSB), Ney Leprevost (PP) e Reinhold Stephanes Júnior (PMDB). Os torcedores dos clubes são convidados a participar da cerimônia.