Câmara homenageia entidades no Dia Mundial do Autismo
A Câmara Municipal promoveu uma sessão solene em comemoração ao Dia do Autismo. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
No começo desta semana, a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene em alusão ao Dia do Autismo, celebrado no dia 2 de março. A cerimônia, que ocorreu na segunda-feira (3), foi uma iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PP). O evento também se refere à Semana de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, ação proposta e aprovada em lei na Câmara pelo mesmo vereador em 2016 (lei municipal 14.809/2016). Mauro Bobato (Pode) foi o presidente da mesa e destacou o empenho de Petruzziello junto às questões pertinentes aos autistas, assim como seu empenho na aprovação de projetos que beneficiem essas pessoas e suas famílias.
A mesa também teve a presença de Denise Moraes, diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba; Elyse Matos, criadora do ICO Project e mentora do CST (Caregiver Skills Training) em Curitiba; Fúlvio Pacheco, representando os pais dos autistas;e Eduardo Cassanho de Oliveira, do Ambulatório Encantar. Também esteve presente Cris Rasera, coordenadora de saúde mental do município de Curitiba.
>> Confira a sessão solene relativa ao Dia do Autismo no canal da CMC no Youtube
Saudação
Pier Petruzziello (PP) iniciou esclarecendo que a causa do autismo entrou em sua vida há algum tempo. “Eu me elegi em 2012 e aprovamos a lei da emana de conscientização em 2016. Levei uns dois anos para me inserir no universo autista e entender todas as demandas. Fui alertado para a questão pelo já falecido Nilton Salvador, pai e autista, e a partir de conversas com ele, novas ideias para políticas públicas na área foram tomando formato”, disse o vereador. Para ele, muito já foi feito em prol dos autistas, mas ainda não é o suficiente.
“A primeira lei sobre o tema saiu dessa Casa em 2016, numa iniciativa minha, e de lá pra cá, foram muitos anos de debates, aprendizados e outras legislações aprovadas, como a Lei do Diagnóstico Precoce (lei municipal 14.913/2016), outra iniciativa do meu mandato aprovada pela Câmara. Uma lei muito importante que está se espalhando aos poucos por todo o estado do Paraná”, afirmou Petruzziello. Para o parlamentar, trata-se de uma longa trajetória que ainda está longe de estar concluída. “E nesse caminho, precisamos uns dos outros, juntos somos mais fortes”, comentou.
O vereador ainda destacou que, em parceria com Elyse, do ICO, formalizou a vinda do CST para Curitiba, em 2019. “Fico feliz em saber que bons resultados já foram colhidos. De acordo com os dados, 77% dos participantes obtiveram avanços, o que é número expressivo. Parabéns à equipe do Ambulatório Encantar”, disse o vereador. Ele lembrou que a partir desse trabalho, foi desenvolvido o 1º manual baseado no Programa Quem Cuida de Mim?, uma publicação que traz soluções para o autocuidado e que está disponível.
Agradecimento
Eduardo Cassanho de Oliveira, coordenador do Ambulatório Encantar agradeceu em nome de todos os homenageados. Ele acredita que o trabalho em prol dos autistas só pode ser desenvolvido por meio de parcerias e destacou um programa de capacitação da Organização Mundial de Saúde adotado pelo Ambulatório Encantar. “Em Curitiba, conseguimos implantar um projeto piloto realizado em unidades de saúde. A ideia é que as crianças já tenham na unidade de saúde perto da sua casa, profissionais capacitados. Em seguida, Elyse Matos, fundadora do ICO Project, agradeceu a todos e reforçou a necessidade de estabelecer parcerias. “Devemos tecer laços para nos fortalecer”, disse.
Elyse comentou sobre o projeto de criar em Curitiba um polo de autismo. “Nenhum outro lugar do mundo tem mais de dez atendimentos para pessoa autista numa única rua. É um projeto único e é nosso. Vai nos fortalecer como prestadores de serviços”, declarou ela.
Homenageados
Ampara Associação de Atendimento e Apoio ao Autista
ICO Project, Centro de Desenvolvimento Físico Especializado
Abraça Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas
União de Pais pelo Autismo (UPA)
Teia Tecendo Redes
Onda Organização Neurodiversa Pelos Direitos dos Autistas
Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Colombo (AAC)
Denise Moraes, Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Associação de Famílias Autistas de Pinhais (Afap)
Associação Casa do Autista (ACA)
Falando de Autismo
Mundo de Yasmin
Grupo Anjo Azul
Leões do Autismo
Ambulatório Encantar
Instituto Casa Rara
Clínica Self Center Centro de Atendimento Especializado em Transtornos do Espectro Autista
Academia Nutrição e Autismo
Giovanna Ferraro – nutrição materno infantil e no autismo
Luna Aba, psicóloga – Intervenção Comportamental Curitiba
Clínica Continuum Intervenção Comportamental
Bruna Parize, psicóloga – Intervenção Comportamental
Gabriela Pimpão Policeni da Silva, psicóloga
Karine Angleri – Consultório de Psicologia Infantil
>> Confira as imagens da sessão clicando no banner abaixo:
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba