Câmara homenageia educadoras voluntárias

por Assessoria Comunicação publicado 23/09/2011 17h55, última modificação 11/08/2021 11h51
A Câmara de Curitiba entregou, na noite desta quinta-feira (22), o título de Professor Honorário a profissionais da educação que se destacaram como voluntários em iniciativas que visam a alfabetização de maiores de 14 anos. A solenidade, presidida pela quarta-secretária da Casa, vereadora Noemia Rocha (PMDB), atendeu solicitação de diversos parlamentares. Neste ano, todas as indicações foram para mulheres.
“Muitas ações humanas enobrecem e dignificam aqueles que as praticam. Criam destaques e distinguem os que assim agem”, disse o vereador Jair Cézar (PSDB), ao saudar os homenageados. O parlamentar afirmou que merecem destaque as ações de pessoas que se importam com o próximo, ao perceberem que alguém já passou da idade de sentar em bancos escolares do ensino fundamental e chegou à idade adulta sem saber ler e escrever e oferecem ajuda.
Jair Cézar apontou o reconhecimento público dos homenageados porque são pessoas que fazem aos demais e também para a cidade. O vereador citou, como exemplo, uma senhora de 76 anos alfabetizada por sua homenageada. A vida dela mudou porque começou a trabalhar com vendas.
Aprendizado
As homenageadas são Eliane Maria Côrtes Santana, indicada pela vereadora Julieta Reis (DEM); Luciane Domeneguetti Pinheiro, apontada por Dona Lourdes (PSB); Luzia Messias da Silva, escolhida por Jair Cézar (PSDB); Neusa Terezinha Rocha Pinto, lembrada pela ex-vereadora e deputada Mara Lima (PSDB); Siléia Pontes Chiquini, indicada pela vereadora Noemia Rocha (PMDB); e Jociely Witkowski Kulcheski, apontada pelo vereador João do Suco (PSDB)
“Compartilhar os momentos de aprendizado é muito importante e nos traz muita alegria”, disse Jociely Witkowski Kulcheski ao proferir o agradecimento em nome de todos os homenageados. A professora falou ainda que “o conhecimento faz com que as pessoas façam escolhas melhores”.
Prestigiaram o evento, além de Jair Cézar, a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag; o líder do prefeito na Câmara, os vereadores João do Suco (PSDB), Julieta Reis (DEM), Dona Lourdes (PSB) e professor Galdino (PSDB), entre outras autoridades.