Câmara homenageia Edson Feltrin

por Assessoria Comunicação publicado 05/03/2013 17h35, última modificação 13/09/2021 09h42

Na sessão desta terça-feira (5), os vereadores de Curitiba prestaram uma homenagem póstuma ao advogado Edson Feltrin, falecido no dia 17 de janeiro, aos 62 anos de idade. Ex-secretário geral do diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e também presidente da Federação das Associações de Moradores de Curitiba, ele foi responsável pela coordenação, nas eleições de 2012, dos candidatos a vereador da chapa formada entre sua sigla, o PT e o PV.

A iniciativa partiu de Jorge Bernardi (PDT) e contou com a presença de familiares e amigos do advogado, bem como autoridades, presidentes de sindicatos e de associações de moradores. Bernardi utilizou a tribuna da Casa para falar sobre a trajetória de vida e as realizações de Edson Feltrin, em especial na área política.

“Ele não morreu em vão, pois lutava por causas justas; foi um idealista, um revolucionário, que a todo tempo reivindicava mudanças. Não aceitava as injustiças e a corrupção”, discursou. Ainda segundo o parlamentar, Feltrin era filho de agricultores da região de Maringá (PR) e foi preso durante a ditadura militar, na década de 70, quando lutava pela redemocratização do Brasil.

Para o presidente do Legislativo, vereador Paulo Salamuni (PV), o momento serviu como uma demonstração de gratidão da cidade a um cidadão comum. “Temos que reconhecer sua mobilização corajosa contra a corrupção, afinal, ele lutou incansavelmente pela moralização desta Casa”, comentou.

Outro a enaltecer os feitos de Feltrin foi Leo de Almeida Neves, que é presidente municipal do PDT e ex-deputado federal e estadual. “Ele não tinha medo de enfrentar os poderosos. Era um combatente permanente das causas democráticas e em favor da moralidade pública”, assinalou. Neves ressaltou, ainda, a atuação do militante no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que originou o atual PMDB.

Os vereadores Pedro Paulo e Professora Josete, do PT, Chico do Uberaba (PMN) e Noemia Rocha (PMDB) demonstraram reconhecimento e gratidão e também falaram sobre a ativa militância política do homenageado.

Logradouro

Edson Feltrin também será homenageado pela Câmara ao denominar um logradouro público de Curitiba. Com esse objetivo, já tramita na Casa proposição de Jorge Bernardi, que o indica para batizar uma praça no bairro Boa Vista.