Câmara homenageia Dálio Zippin Filho, advogado defensor de direitos humanos

por Assessoria Comunicação publicado 11/06/2019 17h40, última modificação 09/11/2021 07h14

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou hoje, durante a sessão desta terça-feira (11) projeto de lei que denomina logradouro público de Curitiba com o nome do advogado criminalista Dálio Zippin Filho. “Honesto, é um dos mais respeitados advogados, principalmente na defesa dos direitos humanos. Também sempre lutou pelas questões da advocacia e do meio ambiente”, disse Julieta Reis (DEM), autora da proposta (009.00003.2019).

Professor acadêmico, Dalio Zippin Filho integrou a Comissão Nacional de Direitos Humanos no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; foi representante titular da OAB-PR no Conselho Penitenciário do Estado; e foi designado pela diretoria da seccional para acompanhar e atuar como amicus curie e assistente do Ministério Público no julgamento do homicídio da advogada Kátia Regina Leite Ferraz. Recebeu ainda outras homenagens, como o título de Cidadão Honorário de Curitiba pela Câmara Municipal e, em 2017, uma homenagem de 50 anos de exercício ininterrupto da profissão.

Acompanharam o debate dois amigos do homenageado: Henrique Paulo Schmidlin, “conhecido como Vitamina, marumbinista que conhece todos os detalhes da Serra do Mar, sendo uma referência para a cidade de Curitiba, principalmente por conhecer a geografia de todo o Estado do Paraná”, conforme Julieta Reis, e Napoleão Côrtes Neto, “também marumbinista e companheiro de várias escaladas”.

Julieta Reis afirmou ainda que pretende encontrar um local que tenha relação com o meio ambiente para receber o nome da Dálio Zippin Filho. A proposta foi aprovada em primeiro turno por unanimidade nesta terça e retorna à pauta da CMC nesta quarta-feira (12) e depois segue à sanção do prefeito Rafael Greca.

*Notícia elaborada pela estudante de Comunicação Organizacional Thaiane Lago Rovani, especial para a CMC.
Edição e supervisão do estágio: Filipi Oliveira.