Câmara homenageia Coritiba pelo tetracampeonato paranaense

por Assessoria Comunicação publicado 11/06/2013 16h10, última modificação 16/09/2021 09h36
A Câmara de Vereadores de Curitiba homenageou, na sessão desta terça-feira (11), o Coritiba Foot Ball Club pela conquista do tetracampeonato paranaense (2010,2011,2012,2013). A iniciativa, que partiu de diversos vereadores, contou com a presença do presidente Vilson Ribeiro de Andrade e de conselheiros do clube.

O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), um dos proponentes da homenagem, e que também é conselheiro do Coritiba, ressaltou a importância que a agremiação deu ao campeonato paranaense, ao ter colocado em campo seu time principal. “O Coxa valorizou o torneio e o futebol do Paraná. Esta conquista é mérito dos jogadores e de todos os profissionais do clube”.

Na opinião de Braga Côrtes, a conquista simboliza a ascensão da agremiação, tanto em títulos quanto em patrimônio. “Tivemos a confirmação da construção do terceiro anel do Couto Pereira, um antigo sonho que vai virar realidade. Fiquei satisfeito ao saber que uma empresa paranaense, a Pro Tork, vai viabilizar esse investimento”, comemorou.

Vilson Ribeiro de Andrade agradeceu a homenagem e disse que o título representa muito, pois “é a conquista de um desafio e resultado de planejamento”. Segundo ele, “além da criação do Espaço Protork”, o Coxa vai contar também com um novo Centro de Treinamento, a ser construído em espaço já adquirido e que “será um dos mais modernos do Brasil”.

O dirigente falou também sobre o “momento delicado” que vive o futebol brasileiro. “Grande parte dos clubes está em processo de falência e o problema é que o nosso modelo precisa mudar. O jogador deixou de ser escravo do clube, para se tornar escravo do empresário”, lamentou.

Na opinião do presidente, os times de futebol acumularam muitas dívidas, sendo que, segundo ele, os 20 maiores do Brasil devem ao fisco mais de R$ 1,8 bilhão. “Temos a situação de altos salários dos atletas, sem a receita correspondente. Vivemos um momento das grandes arenas, mas os clubes que não foram beneficiados com as benesses do poder público terão que ser criativos”, relatou.

Por fim, o dirigente pediu apoio dos vereadores para a criação de uma séria política de reestruturação do futebol brasileiro, ao sugerir que clubes que não paguem suas dívidas sejam rebaixados de divisão. “Precisamos fortalecer o futebol local e isso só acontecerá com equipes fortes e uma rivalidade sadia”, concluiu.

Diversos conselheiros do Coritiba participaram do ato e receberam votos de congratulações e aplausos, que foram assinados pelos vereadores Ailton Araújo (PSC), Aladim Luciano (PV), Chico do Uberaba (PMN), Cristiano Santos (PV), Dirceu Moreira (PSL), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Geovane Fernandes e Pier Petruzziello, do PTB, Jonny Stica e Pedro Paulo, do PT, e Tito Zeglin (PDT).

Também foi entregue ao presidente Vilson Ribeiro um troféu, que foi adquirido com recursos próprios dos parlamentares.

Solidariedade

Durante a homenagem, foi doada uma camiseta do Coritiba, autografada pelos jogadores, para a Associação Paranaense de Crianças Cardiopatas Coração de Leão. De acordo com a Braga Côrtes, trata-se de uma manifestação de solidariedade e reconhecimento ao trabalho prestado pela entidade, que busca divulgar informações que ajudem a conscientizar a sociedade sobre os defeitos que comprometem a função normal do coração; como diagnosticá-los e os tratamentos disponíveis.

“Amanhã (12), é o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita e haverá ações de divulgação do trabalho da Coração de Leão no calçadão da Rua XV de Novembro. Espero que este presente se transforme em recursos para financiar esse trabalho tão importante”, finalizou.