Câmara homenageia Coritiba nos 100 anos

por Assessoria Comunicação publicado 20/10/2009 18h55, última modificação 28/06/2021 07h57
O centenário do Coritiba Foot Ball Club foi comemorado na Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (20). A diretoria do clube foi homenageada pelos vereadores em sessão solene no plenário da Casa, com a entrega de dois troféus. Fundado em 1909, o Coritiba é o primeiro time de futebol do Paraná a completar 100 anos.
“Por sua história agregada ao desenvolvimento da cidade de Curitiba, o significado da data ultrapassa os limites de um tradicional clube de futebol”, disse o primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), em seu discurso. Para o vereador,  também há outros significados, ressaltando a importância do Coritiba na promoção do resgate social através do esporte. “É notória a grande contribuição que a prática esportiva pode trazer, afastando os jovens do mau caminho, que prejudica a saúde e destrói o futuro. Na formação de valores, o esporte pode ser instrumento para a implantação da visão coletiva, para a solidariedade e a justiça.”  Além de parabenizar o time e torcedores, Zeglin destacou funcionários, dirigentes e presidentes, que deixaram grande legado.
Presidente do clube, Jair Cirino dos Santos falou em nome do Coritiba, comparando a vereança com o comando de um time. “A política, como arte de dirigir pessoas, é a mais difícil das artes. Exige qualidades especiais, coragem e abnegação. Assim também é dirigir um clube de futebol, quando, após o esforço grandioso, ainda há os eternos descontentes.” Falou da importância do futebol no mundo, informando que a Fifa tem mais nações associadas do que a ONU. “O futebol constitui fator de integração social, grandes investimentos e fonte de expansão econômica.” Cirino falou do papel fundamental da torcida, que não para de crescer, vibrante nas vitórias e solidária nas inevitáveis derrotas, exercendo influência no ânimo dos jogadores.
O reconhecimento da Câmara de Curitiba ao time, segundo o dirigente, é marcante. “O Coritiba é o maior campeão da história do futebol paranaense, detentor da maior torcida dentro e fora dos estádios e dono da maior tradição do futebol do Paraná. É o único time profissional da capital que se manteve fiel à origem, desde a primeira partida, em 1909. Foi o  primeiro do Estado a conquistar um título nacional, a excursionar pelo Velho Mundo, onde ganhou a fita azul pela invencibilidade, e o primeiro a participar da Taça Libertadores da América, entre outras conquistas”, disse.
Ausente da solenidade por motivos de saúde, o vereador Aladim Luciano (PV), que jogou pelo Coritiba, enviou mensagem ao clube, lida pelo primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB). Aladim cumprimentou o Coritiba, “time pelo qual tive o prazer de dedicar parte da minha vida, defendendo o manto sagrado alviverde com alegria, amor e garra.”
Social
O procurador-geral do Estado, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, aproveitou a oportunidade para falar do lançamento, nesta segunda-feira (19), da cartilha Turma do Coxinha, que explica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) à esta faixa da população. O material foi elaborado em parceria do Coritiba e do Ministério Público do Paraná. “O Coritiba realiza trabalho social na área da criança e do adolescente.”
Pioneiro
O Coritiba foi o primeiro clube de futebol da cidade a ser declarado de utilidade pública, conforme legislação aprovada na Casa em 1992 e sancionada pelo então prefeito, Jaime Lerner.
Presenças
Presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a mesa diretiva dos trabalhos foi composta, ainda, pelo presidente do clube, Jair Cirino dos Santos; Tico Fontoura, presidente do conselho do Coritiba; Maurício Ferrante, representando o prefeito Beto Richa; Dirceu Krüeger, ex-jogador; procurador Olympio Sotto Maior Neto e os vereadores Celso Torquato, Zé Maria (PPS), Pedro Paulo (PT) e Tito Zeglin.
Também compareceram à homenagem o ex-vereador Luizão Stelfeld e Arion Cornelsen, ex-presidente e fundador do Coritiba, que participou das homenagens do cinquentenário do clube.