Câmara homenageia bombeiros que participaram do resgate em Brumadinho

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2019 11h25, última modificação 05/11/2021 07h48

Nesta terça-feira (2), durante a sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foram homenageados os 24 bombeiros paranaenses que ajudaram na operação de resgate às vítimas de Brumadinho (MG). No dia 25 de janeiro, o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale devastou a região. Até o final de março, foram identificadas 217 pessoas mortas e, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, 87 pessoas estavam desaparecidas.

“A tragédia poderia ter sido ainda pior sem a ajuda de todos os voluntários, civis e militares, que trabalharam incansavelmente no resgate das vítimas. Este voto de congratulações e aplausos [077.00067.2019] é para agradecer o trabalho dos bombeiros militares do Paraná que estiveram em Minas Gerais”, diz a justificativa, assinada por Cristiano Santos (PV), Bruno Pessuti (PSD), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Geovane Fernandes (PTB), Mauro Bobato (Pode) e Rogério Campos (PSC).

Foram homenageados os capitães Daniel Lorenzetto e Marcio Valim de Souza; os 1º tenentes Luis Gustavo Pimenta, Abimael Jesus Da Cruz, Luiz Henrique Vojciechovski e Maikon Venancio Correa; o 2º tenente Henrique Biss Bortolini; os 1º sargentos Luiz Fernando Silva Baumel e Willian Carlo De Lara; os 2º sargentos Vagner Rogério Dos Santos, Carlos Eduardo De Camargo, Christiano Peters e Ben Hur Bedim de Oliveira; o 3º sargento Guilherme Berwanger; o cabo Angelo Marcos Rocha De Souza; e os soldados Atila Rocha Leite Da Silva, Rafael Dos Santos Souza Vaz, Bruno De Amorim, Silvio Luis Costa Moreira, Eduardo Moraes Andrioli, Cleverson José Trindade, Fabiano Krul, Maykell Sandri Andrade e João Carlos Alves Junior.

Os bombeiros, e os cães Thor e Brida, passaram um mês em Brumadinho, trabalhando 17 horas por dia no resgate das vítimas. Uma aeronave foi deslocada do Paraná para Minas Gerais, realizando, no  período, 82 missões. Alguns destes profissionais estiveram em plenário, na CMC, para receber pessoalmente os requerimentos dos vereadores de Curitiba. “É justo que façamos este reconhecimento, para estes valorosos profissionais”, saudou Santos, que conduziu a homenagem. Presidindo a sessão, Tito Zeglin (PDT), reforçou os elogios e se referiu com tristeza ao crime ambiental, lamentando as pessoas que continuam sepultadas no cemitério que se tornou Brumadinho.

Confira as fotografias da homenagem no Flickr da CMC.