Câmara homenageia "Amigo da História"

por Assessoria Comunicação publicado 04/11/2008 16h25, última modificação 22/06/2021 08h57
“A história é uma disciplina rica, de longos séculos de experiências. É arte, ciência e, como tal, evolutiva e susceptível de aperfeiçoamento. Além de universal, colabora com outras ciências.” A afirmação é do vereador Jair Cézar (PSDB), durante sessão solene em comemoração aos historiadores que se destacaram com exposições e publicações de fatos que marcaram a realidade de Curitiba. O prêmio “Amigo da História” foi entregue a dez homenageados na noite desta segunda-feira (3), na Câmara Municipal.
A importância da historiografia foi destacada pelo parlamentar, que sintetizou o tema. “A categoria possibilita que todos nós e nossos sucessores saibamos de nosso passado e de todo o esforço humano para deixá-lo melhor”, acrescentou Jair Cézar, autor da proposta de criação do prêmio, que será entregue anualmente aos historiadores.
Em nome dos homenageados, o professor Carlos Roberto Antunes dos Santos agradeceu a iniciativa. Fez uma rápida reflexão da história como disciplina e arte, enfatizando as transformações da década de 60. Falou sobre a nova história cultural, sociologia, filosofia e outras ciências sociais, destacando a necessidade de dar início a novas linhas de pesquisa. “Tudo é história. A reinvenção do passado, presente e futuro será sempre obra do historiador”, finalizou o professor.
Homenageados
Receberam o Prêmio “Amigo da História”, além de Carlos Roberto Antunes dos Santos, Décio Roberto Szvarça, Ernani Costa Straube, Geraldo Pieroni, Juliano Nunes da Rosa, Marcelo Saldanha Sutil, Silvio Alexandre Biscaia, Victor Augusto Graciotto Silva, Vidal Antônio de Azevedo Costa e Fábio Liborio Rocha.