Câmara homenageia Adhail Sprenger Passos

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h48

A Câmara Municipal aprovou, esta semana, projeto de lei do vereador Paulo Salamuni (PMDB) que denomina de Adhail Sprenger Passos um dos logradouros da Capital. O homenageado nasceu em Guarapuava (PR), em 1924, vindo a falecer em Curitiba, no ano passado, deixando filhos e netos. Formou-se em Engenharia Civil e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo cursado, ainda, Planejamento do Desenvolvimento e Produtividade Industrial nos Estados Unidos e em Porto Rico (USAID); Introdução ao Planejamento Urbano, pelo Ibam/Codem, e Desenvolvimento e Segurança pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg).
Foi professor da Universidade Federal do Paraná de diversas cadeiras e membro de bancas examinadoras e da comissão de julgamento do concurso internacional de projetos de estudantes de Arquitetura - União Internacional de Arquitetos. Também fez parte do corpo docente da PUC-PR, em diversas disciplinas, sendo, ainda, membro da comissão julgadora do concurso para professor titular do Departamento de Economia da FAE.
Política
Passos era filiado e militante do PDC e fundador e diretor do IDEC, órgão de estudos do diretório regional do PDC. Foi filiado e militante do MDB no Estado e engenheiro do quadro permanente do Ministério das Comunicações, lotado no Serviço de Engenharia da ECT, Diretoria Regional do Paraná.
Esteve à frente da diretoria técnica e presidência do Instituto Nacional de Imigração e Colonização (Inic) no RJ e em Brasília, foi assessor técnico da extinta Codepar; coordenador da extinta Coordenação do Plano de Desenvolvimento do Paraná (Pladep), membro efetivo do Conselho de Administração da Telepar, diretor-presidente do Ippuc, membro do Conselho Administrativo da Urbs e membro do Conselho Administrativo da CIC, além de presidente do Conselho Administrativo da Mineropar e Tecpar.
Foi, também, vereador por quatro legislaturas, deputado estadual, vice-prefeito (gestão Roberto Requião) e secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (governo Requião). Foi Cidadão Honorário de Curitiba, presidente da União dos Escoteiros do Brasil - UEB, Região do Paraná, e Conselheiro do Coritiba Football Club.
“Passos foi um dos políticos que mais se distinguiu pela conduta irrepreensível”, afirmou Salamuni, complementando que o homenageado é uma referência política e ideológica, que sempre honrou a cidade de Curitiba. Já o vereador Mario Celso Cunha (PSB) comentou que o deputado não era homem de arroubos, porém era um homem de posições muito firmes, comportamento ético e símbolo da dignidade”.