Câmara homenageia a Polícia Militar

por Assessoria Comunicação publicado 09/08/2005 19h45, última modificação 31/05/2021 08h01
A Polícia Militar do Paraná foi homenageada na Câmara de Curitiba, em sessão solene nesta terça-feira (9), como  parte das comemorações dos 151 anos da corporação.   Na cerimônia, presidida pelo vereador Jair Cézar (PTB), o líder do prefeito,  Mario Celso Cunha (PSB), fez a saudação em nome  dos  38 parlamentares. As dependências do Palácio Rio Branco ficaram lotadas por vereadores,  integrantes da corporação e autoridades que prestigiaram o evento, tendo como alvo das atenções o  comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti.
Criada em 1854 como Companhia da Força Policial, para realizar policiamento ostensivo, preventivo e repressivo fardado, em 151 anos de fundação,  a PM cresceu junto com a explosão demográfica da cidade.  Hoje, voltada para os anseios da comunidade integrou-se a ela, também, através do policiamento comunitário, garantindo paz e proteção de vidas e bens.  Através desta filosofia, são diversos os programas  voltados à comunidade. Entre eles, destacam-se o Projeto Povo, Patrulha Escolar e o Proerd.
Evolução
A evolução que a PM atingiu no Paraná foi enaltecida por Mario Celso, que destacou a atuação dos  18 batalhões de área e nove unidade especiais. Cunha elogiou a próxima inauguração, pelo governador Roberto Requião, de mais um batalhão  em Toledo.  Ressaltou, ainda, os nomes dos que tombaram no cumprimento do dever, de 2004 para cá. “A PM recebe hoje justas  honrarias”, disse o parlamentar; porém, “a grandeza não consiste em receber honrarias, mas em merecê-las”, completou.
Atualmente, a PM conta com 17 mil  integrantes, agindo através dos batalhões. Pelo  13º Batalhão são atendidos mais de 700 mil habitantes em 22 bairros de Curitiba. A Região Metropolitana é atendida pelo 17º. No Bptran, realiza-se a fiscalização, orientação e controle de tráfego, em conjunto com o Detran, PMC, Ippuc e Diretran. O Batalhão de choque tem ações de controle de distúrbios  civis, repressão a rebeliões ou motins em presídios. No Batalhão de Polícia de Guarda se executam ações de  segurança externa. Esses são alguns dos batalhões organizados para garantir tranqüilidade à população. O Projeto do Proerd é um dos que mais destaque mereceu do vereador Mario Celso pelo compromisso da PM com a família, escola e sociedade. Nesta área, a Patrulha Escolar também tem exercido especial  controle para manter as crianças longe das drogas.
A PM ainda possui uma Agência Central de Inteligência  composta por unidades P2,  Povo, Copom, 5ª seção e Casa Militar. É, no entanto, através do Corpo de Bombeiros e do Siate, que a PM tem sua maior realização,  salvando vidas.
Solenidade
A solenidade comemorativa aos 151 anos da Polícia Militar do Paraná também contou com a presença do coronel Itamar dos Santos, representando o prefeito Beto Richa; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Mario Yoshio Wako; Marcelo Almeida, diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, e  do coronel Gilberto Foltran, representando o presidente da Urbs, Paulo Afonso Schmidt.
“Ser homenageado pela Câmara Municipal é obter a mais direta aprovação da comunidade, pois o vereador é a voz, a visão, os ouvidos  e o coração do povo Curitibano”, agradeceu o comandante-geral da PM, coronel Pancotti, em seu discurso, reconhecendo que a PM “ao longo dos anos, sofreu diversas transformações  para se adequar às necessidades da população. Adequadamente instruída e operacionalmente eficiente, seus integrantes cada vez mais desenvolvem o preparo profissional e mais apuram  os conhecimentos intelectuais, o que é a fonte da confiança que ela inspira e do respeito que impõe”, encerrou.