Câmara homenageia 60 anos da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular

por Assessoria Comunicação publicado 15/12/2015 12h25, última modificação 05/10/2021 08h06

O aniversário de 60 anos da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, comemorado em 4 de dezembro, foi lembrado pelo presidente da Câmara, Ailton Araujo (PSC), durante a sessão plenária desta terça-feira (15). Receberam a homenagem (077.00405.2015) o pastor Eduardo Zdrojewski, pastor titular e primeiro reverendo da igreja; a esposa dele, a pastora Lia; o irmão do pastor, Silas  Zdrojewski, acompanhado da esposa Carmen; além de outros pastores e fiéis.

Ailton Araujo, que também é pastor, lembrou que a igreja foi criada no dia 4 de dezembro de 1955 com o nome “Cruzada Nacional de Evangelização” e sua primeira sede foi na Alameda Princesa Izabel. “A esta sede se seguiram outras, na Erasto Gaertner, na João Gualberto e na Alberto Folloni (antiga rua Tomazina)”, disse o vereador, ao exibir em plenário um vídeo com algumas imagens da história da igreja.

“Naquela época, a Igreja Quadrangular chegou a sofrer perseguições em função do seu modo de louvar. Era um escândalo a realização de cultos com cantos, palmas e gritos de aleluia. Reclamavam até do uso de acordeons e pandeiros. Guitarra elétrica então, nem se fala, era vista como algo do demônio”, lembrou. “A intolerância chegou a tal ponto que dois pastores foram presos, um deles sob a acusação de desacato, unicamente porque, antes de ser conduzido à delegacia, conclamou os fiéis a cantar um último hino”, complementou Araujo.

O vereador entende que esses tempos passaram e, hoje, a 1ª Igreja Quadrangular exerce um papel fundamental em nossa sociedade. De acordo com Ailton, a partir da fundação dessa igreja, muitas subsedes foram inauguradas, inclusive em outros estados, como no Rio Grande do Sul. “Apesar dos avanços e conquistas, o propósito desta igreja não é ostentar grandeza, mas ajudar pessoas”, ressaltou Araujo. Ele também lembrou que a igreja promove 18 cultos semanais e três aos domingos (9h, 16h30 e 19h).

Agradecimento
“Quero agradecer a todos os vereadores, em especial o presidente da casa, vereador Ailton Araujo pelo reconhecimento em relação à passagem dos 60 anos da nossa igreja”, disse o pastor Eduardo Zdrojewski, que subiu a tribuna para fazer o agradecimento. “Meu início se deu na sede da avenida João Gualberto e agradeço a Deus por poder orientar esta igreja sob a sombra do Onipotente. Esta é a minha oração diária”, disse.  

O vereador Jairo Marcelino (PSD) lembrou que conheceu o pastor Eduardo Zdrojewski quando trabalhava como motorista de ônibus e o pastor como açougueiro. “Muito perseverante, o pastor fazia o itinerário Água Verde-Centro todos os dias. Pude acompanhar sua luta”, frisou o vereador.