Câmara homenageia 50 anos de entidade filantrópica

por Assessoria Comunicação publicado 08/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h00

A Câmara de Curitiba realizou sessão solene, na última sexta-feira (5), para homenagear o cinqüentenário de fundação da Casa dos Pobres São João Batista e os 100 anos da Província das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A iniciativa, do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), condecorou um dos trabalhos solidários mais respeitáveis da cidade, junto ao Asilo São João Batista, que já chegou a abrigar, durante todos esses anos, dois milhões de pessoas, entre desvalidos, doentes e crianças.
A solenidade contou com a presença de Dom Pedro Fedalto, representando o Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, e da Irmã Paula Pereira Alves, da Província das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Revestida de grande emoção, a cerimônia também contou com a presença de inúmeras autoridades, do presidente da Casa dos Pobres, Rafael Êrico Kalluf Pussoli, e das irmãs trabalhadoras na causa solidária.
Fraternidade
O vereador João Cláudio Derosso enalteceu a ação fraterna exercida pela entidade, através do Projeto Bem Estar e Cidadania e ainda os serviços de terapia ocupacional, enfermagem, atendimento espiritual, psicológico e de alimentação. Desde que as irmãs assumiram o trabalho da Casa dos Pobres começaram também a dar atenção especial às crianças que acompanhavam os pais hospedados, resultando na criação do Centro de Educação Infantil São João Batista, que atende cem crianças. A Liga das Senhoras Católicas está oferecendo um tratamento individualizado, priorizando a sua formação como pessoas e como cidadãs.
No albergue noturno são mais de cem vagas, divididas entre migrantes, doentes em busca de tratamento médico, pessoas que vêm a Curitiba em busca de melhores condições de vida e moradores de rua.