Câmara homenageia 25º aniversário do Siate e Dia do Gari

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2015 14h25, última modificação 30/09/2021 09h32

“Sou a testemunha viva que o serviço funciona.” A frase, do vereador Pier Petruzziello (PTB), marcou, nesta segunda-feira (18), a entrega dos votos de congratulações e aplausos da Câmara Municipal de Curitiba ao Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência). Assinada por diversos vereadores, a homenagem registra os 25 anos de atendimento à população, que serão comemorados no próximo dia 27 (077.00093.2015).

“Eu também faço aniversário no dia 27 de maio e completo 33 anos de vida. Mas fui vítima de um acidente e poderia não estar mais aqui. Tive o antebraço esquerdo  amputado e hoje estou vivo graças ao Siate, que me socorreu em menos de três minutos”, disse Petruzziello. “O serviço é fundamental para as pessoas.”

O diretor médico, Edison Teixeira, fez o discurso de agradecimento em nome do Siate. “Foram mais de 300 mil pessoas atendidas ao longo desses 25 anos. A falta de ambulâncias e de recursos não impedem o funcionamento do serviço. Durante as 24 horas do dia, as equipes de plantão respondem rapidamente aos chamados, para reduzir a dor das pessoas”, declarou.

O médico apresentou atividades programadas para a próxima semana, para comemorar a data. Entre elas, o lançamento de um livro com o relato de 25 atendimentos que marcaram as atividades do Siate, uma para cada ano de funcionamento, e a promoção de um curso sobre a segurança no trânsito.

“Esperamos continuar com o apoio da classe política, que pode fazer a diferença nesse momento de dificuldades”, finalizou Teixeira. O líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV), também enalteceu os trabalhos do Siate. Acompanharam a entrega da homenagem o coordenador estadual do Siate, major Mauricio Aliski, o diretor clínico, Ricardo Accioly, e o médico André Almeida.

Dia do Gari
Mauro Ignácio (PSB) entregou votos de congratulações e aplausos ao gari Antônio Adelino Ferreira de Andrade, que já dedicou 21 de seus 53 anos de idade à limpeza pública da cidade, como funcionário da Cavo (077.00114.2015). "Curitiba tem vários títulos, como o de uma das cidades mais limpas do país, e isso se deve aos profissionais que, chova ou faça sol, estão trabalhando para mantê-la", destacou.

Segundo Ignácio, "o seu Antônio varre cerca de 2 km por dia", nas imediações da avenida Vereador Toaldo Túlio. "Semanalmente são 12 km e mensalmente, 48 km. Ele já varreu mais de 4,7 mil km ao longo de sua carreira", contabilizou. "Até a presente data, ele não teve nenhuma falta injustificada e nos registros feitos em sua ficha funcional não consta nenhum apontamento que o desabone", destacou o parlamentar.