Câmara homenageia 25 mulheres da cidade de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 08/03/2013 10h25, última modificação 13/09/2021 10h05
A Câmara de Curitiba destacou a história e atuação de 25 mulheres em sessão solene desta quarta-feira (6). A homenagem foi organizada pela bancada feminina da Casa e marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8 de março).

A cerimônia foi iniciada pelo presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), e depois conduzida pela vereadora Julieta Reis (DEM), que coordenou a mesa de honra junto das demais representantes da bancada feminina, Noemia Rocha (PMDB), Professora Josete (PT), Dona Lourdes (PSB) e Carla Pimentel (PSC). Integraram a mesa a defensora pública geral do Estado do Paraná, Josiane Bettini Lupion, representando o governador Beto Richa (PSDB); a primeira dama de Curitiba e presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Fruet, representando o prefeito Gustavo Fruet (PDT); e o deputado estadual Professor Lemos (PT).

Ao ressaltar a justa homenagem, o presidente do Legislativo destacou a representatividade das mulheres curitibanas na Casa. “A população terá orgulho dos 38 vereadores da Câmara de Curitiba, que estão capitaneados por essas cinco grandes mulheres. Precisamos aumentar o número de vereadoras na próxima legislatura”, disse.

Salamuni ainda lembrou que, apesar de em menor número, a participação das mulheres no Legislativo têm crescido e um bom exemplo são as Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Economia, Finanças e Fiscalização, que hoje são presididas, respectivamente, por Julieta Reis e Professora Josete. Ele ainda comentou sobre a trajetória das colegas, em especial de Dona Lourdes, que aos 85 anos é “uma das parlamentares mais atuantes na Casa”.

Em nome da bancada feminina, Noemia Rocha lembrou que as mulheres participam cada vez mais do desenvolvimento do país, mas ainda lutam por igualdade de direitos. “Somos igualmente essenciais, mas muitas vezes precisamos batalhar muito mais para exercermos nossos direitos. Quem sabe um dia possamos viver em uma sociedade realmente justa e igualitária. Onde não precisaremos ter leis contra a violência doméstica. Um mundo onde não haverá disparidades salariais entre gêneros ou preconceitos”, ponderou.

O mesmo tema foi defendido por Marcia Alves Martins, que falou em nome das 25 homenageadas. Bancária e militante do movimento em defesa das mulheres vítimas de violência, ela usa sua história de vida para alertar às mulheres sobre a importância da denúncia. Márcia ficou paraplégica após sofrer violência doméstica. “A criação da Secretaria Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher é uma grande vitória. A pasta vai cuidar melhor das mulheres, principalmente, aquelas que sofrem com a violência dentro de casa”, disse a ativista.

Homenageadas

A líder do PT na Casa, Professora Josete, indicou Glacelise Brites (historiadora – in memorian), Isabela Camargo da Cruz (pesquisadora), Marcia Alves Martins (bancária), Suzana Serrat (cantora) e Syr-Daria Mesquita (socióloga). Julieta Reis destacou o trabalho de Antônia Petenucci (empresária), Elisana Kühn (cantora); Juciléia Baron (advogada), Lidia Maria Bindo (biblioteconomista) e Maria Madalena Machniewicz (psicóloga).

Carla Pimentel escolheu Anita Zimmermann Staniske (pastora), as empresárias Flora Madalosso e Kita Chiesa, Joeci Camargo (desembargadora), e Maritza Haisi (delegada). Noemia Rocha, por sua vez, indicou as pastoras Claudia Cartaxo, Viviane Bigardi e Raquel Secundo de Souza, Marcia Fruet (presidente da FAS) e Roseli Isodoro (secretária municipal da Mulher).

Dona Lourdes entregou o diploma à Isaura Terezinha Oliveira (voluntária), Maria das Graças Gobbo (professora), Maria Lúcia Fallat Ribas (pedagoga), Irmã Rosicleide Defavari (diretora do Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e Silvia Maria de Carvalho Russo (catequista).  

Presenças

A solenidade também contou com as presenças do vereadores Chico do Uberaba (PMN), Pedro Paulo (PT) e Tiago Gevert (PSC); de Alboni Ziemer (Secretaria Municipal de Relações Institucionais); da 1º tenente médica, Rossana Meneghel Maranhão (Cindacta II); Amabilon Dalcomuni (Regional da Matriz); Isac Baril (Secretaria Municipal do Abastecimento); Dione Garcia (Secretaria Municipal da Saúde); Ana Maria Macedo (Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social).

Outras autoridades presentes foram Janaína Gehr (Secretaria de Estado Especial de Relações com a Comunidade); Marília Ravanello (IPPUC); o administrador da Regional Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Junior; a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Zainko; a chefe do Estado Maior do 6º Comando Geral, tenente coronel Karin Krasinski (Polícia Militar do Paraná); a escritora Bertila Boscardin; Maria de Lourdes DÁvila (Secretaria Municipal de Recursos Humanos); e Roselis Aguiar (Agência Curitiba de Desenvolvimento).