Câmara homenageia 20 anos da Guarda Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 20/09/2006 18h50, última modificação 11/06/2021 08h39
Para comemorar os 20 anos da criação da Guarda Municipal e o trabalho desenvolvido pela instituição, a Câmara de Curitiba realizou sessão solene, nesta quarta-feira (20). Diversos integrantes da corporação receberam a homenagem, prestigiada por autoridades e familiares, por iniciativa do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e do vereador João Luiz Simões Cordeiro, João do Suco (PSDB).
Ao proferir o discurso de saudação, João do Suco falou sobre a instituição, que foi criada em 1986 com o objetivo de desenvolver e implantar políticas que promovam a proteção ao cidadão, articulando e integrando os organismos governamentais e a sociedade de forma motivadora, visando organizar e ampliar a capacidade de defesa ágil e solidária das comunidades de Curitiba e dos próprios municipais. “A primeira turma, com 110 guardas, foi formada dois anos depois. No mesmo ano, a Prefeitura formou uma segunda turma, que passou a atuar em parques, praças e bosques, escolas municipais, unidades de saúde, terminais de transportes e demais equipamentos”, explicou o parlamentar. Em 1991, foram criados o grupamento de Proteção Ambiental, a Guarda Verde, para policiamento do meio ambiente, e o Pelotão Escolar, para oferecer segurança, orientação e acompanhamento aos alunos da rede municipal de ensino.
Hoje, a guarda possui 1.620 integrantes, que atuam em 453 postos de serviço, distribuídos nos núcleos regionais de Defesa Social. A Guarda participa, ainda, de ações na Central de Monitoramento, na Praça Osório, que controla parte do centro da cidade, com 14 câmeras instaladas na Rua XV de Novembro.
Pichadores
Com o auxílio da população, da Polícia Militar e Polícia Civil, a entidade, a partir de 2005, passou a combater a pichação. O número de denúncias contra os pichadores está crescendo desde então. De acordo com informações da Guarda, a maioria dos pichadores detidos têm entre 15 e 18 anos. As pessoas detidas são enquadradas na lei municipal 8984, que regulamenta a venda de sprays para menores.
Agradecimento
“Quero manifestar nossa honra e orgulho em receber essa homenagem”, disse o inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, que falou em nome dos agraciados. Também agradeceu ao presidente da Câmara e a todos os parlamentares os esforços do Legislativo Municipal para aprovar leis que beneficiaram a classe, tais como a que transformou a Carreira de Segurança Municipal, a que criou a Secretaria da Defesa Social e a que trata da Defesa Civil da Cidade. O militar citou, ainda, o prefeito Beto Richa e o secretário da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela corporação e investimentos destinados à compra de equipamentos de segurança, comunicação e informática e de veículos que proporcionam melhores condições de trabalho.
Homenageados
Na solenidade, foram homenageados os inspetores Celso, Wagnelson, Felipus, Moreira, João Batista, Nelson, Stempinhaki, Odgar, Gilberto, Marlon Renê, Paulo Fonseca, Marcelo Rosa, José Carlos e Cubas.
Também os guardas Leal, Djalma Santos, Alves, Michael, Carlos Nascimento, Sidinir, Marcelo Garcia, Viveiros, Ailton, Reginaldo Geraldo, Ondina Eliane e Diomara e “in memorian” Francisco Tavares Batista, além dos supervisores Augustus e Maribel.
Presenças
Participaram da solenidade o secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Almir Porcides Júnior; o 1º tenente Eduardo Gomes Pinheiro; o primeiro vice-presidente da Casa, Jair Cézar (PTB); o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), os vereadores Celso Torquato (PSDB), José Roberto Sandoval, Paulo Salamuni, Roberto Hinça, Sérgio Ribeiro, Nely Almeida (PSDB) e Dona Lourdes (PSDB), entre outros.