Câmara homenageia 131 anos da imigração árabe

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2010 18h50, última modificação 29/06/2021 10h52
A Câmara Municipal de Curitiba recebeu, na tarde desta segunda-feira (17), representantes da comunidade da República Árabe da Síria para homenagear seus 131 anos de imigração. Estiveram na Casa o cônsul geral da República Árabe da Síria em São Paulo, Ibrahim Issa; o arcebispo metropolitano da Igreja Ortodoxa Antioquina para São Paulo e Brasil, Damaskinos Mansour; o cônsul honorário da República Árabe da Síria para o Paraná e Santa Catarina, Abdo Abage, entre outras personalidades. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), e o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), na sala da presidência. Francisco Garcez (PSDB) compareceu para prestigiar. Em seguida, houve uma homenagem em plenário também prestada à comunidade árabe.
“É importante a vinda do cônsul geral apresentando suas credenciais, uma vez que toda a colônia árabe fica vinculada à cidade de São Paulo. É bom saber que ele estará com mais frequência em Curitiba. Hoje, já são 14 milhões de descendentes no Brasil, portanto há todo este respeito de vir aqui e dialogar”, disse Derosso.
Ao receber a homenagem em plenário, Ibrahim Issa ressaltou o trabalho de sua comunidade para o desenvolvimento do Brasil. “Os imigrantes ajudaram no enriquecimento do Brasil, nos campos cultural, espiritual e econômico. Estamos também felizes em ver descendentes representando a nossa comunidade no poder”, disse. Ele elogiou a atuação do vereador Sabbag Filho na Câmara. “Ele tem trabalhado muito bem na representação do nosso País”, disse.
Dom Damaskinos Mansour ressaltou a relevância da Síria para o mundo, por sua representação religiosa. “A Síria é uma terra acolhedora por que é onde todas as religiões tiveram sua origem. Quem viaja até lá sente que a terra fala indiretamente no coração, por isto visitá-la é uma experiência importante para todos”, ressaltou.
Homenagens
Os representantes da comunidade árabe receberam votos de congratulações e aplausos dos parlamentares. Sabbag Filho entregou homenagem a Ibrahim Issa. O diretor do Centro Cultural Árabe-Sírio em São Paulo, Ahmad Serryh, recebeu a homenagem das mãos do vereador Tito Zeglin (PDT). Representando o ministro conselheiro e encarregado de negócios da Embaixada da República Árabe da Síria, o cônsul Abdo Abage também recebeu votos de congratulações e aplausos das mãos do presidente da Casa.
A convite do vereador Sabbag Filho, haverá um jantar na noite desta segunda-feira, em Santa Felicidade, em complemento às homenagens aos 131 anos da imigração árabe.
Cidade-irmã
Durante a conversa com Derosso, levantou-se a possibilidade de se eleger uma cidade da Síria como cidade-irmã de Curitiba e assim estreitar relações. “É muito interessante a sugestão de uma cidade-irmã. Queremos nos colocar à disposição para ajudar no que for possível esta comunidade”, afirmou o presidente.
Intercâmbio
De acordo com Sabbag Filho, o cônsul geral trouxe a possibilidade de se firmar um convênio de intercâmbio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a universidade da Síria. A ideia seria promover algumas pesquisas arqueológicas naquele país. “Este contato é importante tanto do ponto de vista da diplomacia quanto de intercâmbio, filosofia e língua árabe”, concluiu o vereador.