Câmara homenageia 12 servidores que se aposentaram em 2018
Pelo 5º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma solenidade para marcar a aposentadoria de servidores efetivos. Em 2018, 12 pessoas foram homenageadas pelos mais de 30 anos dedicados ao serviço público, uma delas in memorian. O evento, realizado nesta quinta-feira (6), contou com a participação do grupo de dança Disco Dance Company Seventy Party, que agitou aposentados, servidores e familiares presentes com músicas dos anos 1970.
A solenidade foi uma realização da Comissão Executiva da CMC, em parceria com a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Municipal de Curitiba (SindiCâmara) e da Caixa Econômica Federal.
Jucimara Ferreira, em nome dos colegas aposentados, relembrou sua trajetória como servidora do Legislativo por 31 anos. “Confesso que, em segundos, passou um filme em minha cabeça. Pois em meu caso são 31 anos vindo diariamente para a CMC e lembro como se fosse hoje o dia em que ingressei como servidora desta Casa. Passamos a maior parte do tempo de nossas vidas dedicadas ao trabalho, no nosso caso, ao serviço público”.
A homenageada recordou que a vida funcional no Legislativo foi um misto de emoções. “Foram dias de alegrias, de tristeza, decepções, conquistas. Nesses dias por aqui casamos, separamos, tivemos filhos”. Para ela, a aposentadoria é mais uma etapa. “A saudade dos amigos ficará, com certeza. Mas a vida nos ensina a dizer ‘até logo’ às pessoas que amamos sem tirá-las do nosso coração”, finalizou.
Além da trajetória de Jucimara Ferreira, também foram destacados os mais de 30 anos de serviços prestados pelos servidores aposentados: Antonio Carlos Torrens, Paulo Kinzkowski, Renita Persigo Schiffer, Roberto José Arco Verde, Rossana Maciel do Nascimento, Sidney Cristo Bonrruquer, Sonia Cristina de Souza Andrade França, Stella Maria Silva Figueiredo e Teresinha da Luz Ribeiro.
“A data é muito especial, são 11 servidores que recebem a nossa homenagem. É uma satisfação [realizar esse evento]. É um momento de comemoração. Quero agradecer os serviços prestados por vossas senhorias a esse Legislativo. Tenho certeza que vocês têm muitas histórias e, de uma forma direta ou indireta, participaram da construção de democracia em Curitiba”, destacou o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB).
A CMC também prestou homenagem póstuma a Ademir Vicente Vicari, falecido em 1º de novembro e que também havia se aposentado em 2018; e aos servidores aposentados também falecidos esse ano: Helena Tadra, em 27 de fevereiro; Rosi do Rocio Ferraz Rudunike, em 14 de abril; e Sidnei de Souza Anjos, em 11 de maio.
Guia da aposentadoria
A solenidade de hoje também marcou o lançamento do novo Guia da Aposentadoria da CMC. O documento foi desenvolvido pelas diretorias de Administração e Recursos Humanos e de Comunicação e está disponibilizado digitalmente para os servidores, via FlipBook, na Intranet do Legislativo. O guia traz as principais informações para quem está perto de requerer a aposentadoria e dicas para aproveitar o tempo com qualidade de vida.
Filipi Oliveira, diretor de Comunicação, explicou que o guia tem o objetivo de facilitar o entendimento dos servidores com relação ao processo de aposentadoria. “É tornar o processo mais lúdico e mais atrativo. Traz algumas dúvidas com relação à documentação, tramitação no RH – lembrando sempre que o RH estará em contato com os servidores –, qual a conta básica para o servidor se aposentar (com simulação de valores), vínculo com o IPMC após a aposentadoria e dicas do que fazer quando se aposentar”.
Além das presenças citadas, também participaram do evento: os vereadores Bruno Pessuti (PSD), Goura (PDT), Professor Euler (PSD), Mauro Bobato (Pode) e Osias Moraes, do PRB; Marco Antonio Busnardo, diretor-geral da CMC; Marcos Isfer, ex-vereador e ex-deputado federal; Renato Scalabrin, superintendente regional da Caixa; Ari Gil, presidente do IPMC; Everton Luiz Beckert, presidente do SindiCâmara; e Fernando Portas, presidente da ASCMC.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba