Câmara homenageará Renato Cardoso de Almeida Andrade

por Assessoria Comunicação publicado 13/09/2005 18h20, última modificação 31/05/2021 15h15
Projeto de lei que concede título de Cidadão Honorário a Renato Cardoso de Almeida Andrade foi sancionado, na última semana, pelo prefeito Beto Richa. A proposta, aprovada por unanimidade na Câmara de Curitiba, atende proposição do vereador Sabino Picolo (PFL). "O advogado é merecedor da homenagem por tudo que fez pela justiça e pelo direito em nossa cidade", justifica o parlamentar.   
O homenageado é advogado militante nas áreas criminal, criminal tributária, civil, administrativa e eleitoral desde 1982. Ocupou o cargo de conselheiro da OAB/PR em três legislaturas. Foi vice-presidente da sub-seção de Curitiba e região metropolitana da OAB/PR.
No decorrer de sua carreira, destacou-se como conselheiro diretor do Fundo Penitenciário do Paraná, membro das bancas examinadoras de concursos para provimento de cargos de juiz de Direito no Tribunal de Justiça e assessor do Ministério Público do Paraná. O homenageado é, ainda, autor de vários artigos na área de Direito.
Direito Penal
Renato Andrade é ex-conselheiro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária, ex-professor da Faculdade de Direito de Curitiba, ex-professor de Direito Penal do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ), professor de Direito Penal do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e palestrante na área jurídica de Direito Penal junto a instituições de ensino jurídico de Curitiba, Instituto Brasileiro de Medicina do Trabalho e Tribunal de Justiça do Paraná.
Foi componente de lista tríplice com indicação unânime do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná, para provimento do cargo de juiz suplente do Tribunal Regional Eleitoral, em março de 2003, e componente de lista tríplice, também com indicação unânime, para provimento do cargo de juiz titular do TRE, em 2004. Assumiu o cargo em janeiro deste ano.