Câmara homenageará ex-secretário de Turismo

por Assessoria Comunicação publicado 08/06/2005 19h00, última modificação 25/05/2021 09h38
A concessão do título de Cidadão Honorário de Curitiba a Glauco Souza Lobo, ex-diretor da Fundação Cultural de Curitiba e ex-secretário municipal de Turismo, foi aprovada na sessão plenária desta quarta-feira (08). A homenagem é iniciativa do vereador Paulo Salamuni (PMDB).
Na tribuna, o parlamentar lembrou da trajetória de Souza Lobo, natural de Niterói (RJ), marcada pelo incentivo às manifestações culturais, sempre envolvido com a promoção de grandes festas populares da cidade, como a do Parque Barigüi, no aniversário da cidade e na abertura da Primavera; a Festa da Criança e a Festa Junina, na Avenida Marechal Deodoro, além da passagem de ano novo na avenida, cuja iniciativa lhe rendeu o Prêmio Imprensa de Turismo (PIT), de relevância nacional.
Justificando a homenagem, Salamuni contou que Glauco Souza Lobo foi considerado o melhor secretário de Turismo do Paíos, em 1987, pela Riotur, órgão oficial de turismo da cidade do Rio de Janeiro, devido ao seu incentivo ao carnaval de rua curitibano. Foi autor, em 1965, do primeiro samba-enredo do carnaval de Curitiba, “Colhedores de Café”, em parceria com Rubem Rolim, e de muitos outros.
Além de competente administrador público, notabilizou-se pelo apoio à realização da encenação da Paixão de Cristo, que acontece tradicionalmente às Sextas-Feiras Santas, pelo grupo Lanteri.
“Por todas estas contribuições, que valorizaram e incentivaram a cultura de nossa cidade e do nosso Estado e pelas suas qualidades de caráter, é que Glauco merece esta homenagem”, concluiu Salamuni.